Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 5 - 6º Ano
Olá, pessoal!
Segue agora o gabarito do PET 5 de Língua Portuguesa do 6º ano.
GABARITO PET 5 – 6º ANO – Profª
Bárbara Marinho
SEMANA 1
ATIVIDADE
1 –
Veja as informações abaixo sobre alguns gêneros textuais.
Charge: A charge
faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo
e no espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades públicas,
como um político ou artista, por exemplo.
Cartum: O cartum
é um tipo de texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de anedota gráfica
sobre o comportamento humano. No geral, o cartum aborda situações que poderiam
ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando os costumes humanos, sem fazer
referência a uma personalidade em específico.
Tirinha: é uma
sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais.
Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que
são como as histórias em quadrinhos (HQs), porém bem mais curtas. As tirinhas
podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.
Débora
Silva. Estudo Kids. Disponível em:
<https://www.estudokids.com.br/charge-cartum-tirinha-e-caricatura-entenda-asdiferencas/>.
Acesso em: 10/08/2020.
01 – Agora, leia os textos abaixo e identifique o gênero de cada
um deles a partir da explicação.
a) Quais os gêneros dos textos lidos?
Texto 1: Tirinha.
Texto 2: Cartum.
Texto 3: Charge.
Texto 4: Charge.
Texto 5: Cartum.
b) Qual é o assunto tratado em cada texto?
Texto 1: A extinção dos
dinossauros.
Texto 2: Tecnologia.
Texto 3: Alto preço do
álcool em gel.
Texto 4: Isolamento social.
Texto 5: Vida escolar.
ATIVIDADE
2 –
Você sabe o que é persuasão? Leia a informação abaixo com atenção.
Persuasão: Persuasão
é uma estratégia de comunicação que utiliza recursos emocionais ou simbólicos
para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Os
recursos persuasivos podem ser:
• Emprego de comparações, analogias,
exagero e suavização;
• Uso do modo imperativo nos verbos;
• Emprego de linguagem próxima do
público-alvo;
• Uso de trocadilhos e jogos de
palavras.
Leia o texto abaixo e responda às questões.
01 – Qual o assunto tratado nesse texto? Qual é a importância
desse assunto para o leitor?
R: O texto trada da
vacinação contra a gripe. Ele é importante, pois conscientiza o leitor sobre o
tema.
02 – Qual recurso persuasivo foi utilizado nesse texto?
R: O texto usou o modo
imperativo nos verbos.
03 – Qual termo marca esse recurso?
R: O verbo “vacine-se”.
04 – O folheto/panfleto é um gênero textual que apresenta
informações sobre produtos ou serviços, com objetivo de incentivar o leitor a
adquirir esses produtos ou serviços ou a mudar de comportamento. O texto acima
se encaixa nessa definição? O que está sendo incentivado?
R: O texto acima tem o
objetivo de incentivar o leitor a mudar de comportamento. A vacinação
contra a gripe está sendo incentivada.
05 – Nesse texto há uma imagem. Se o panfleto apresentasse
somente o texto “gripe é doença séria, vacine-se”, ele não teria o mesmo
impacto no leitor. Por que a imagem é importante?
R: A imagem faz com que a
população se identifique mais com a campanha, entendendo que deve se vacinar.
ATIVIDADE
3 – Leia os textos abaixo e responda às questões.
01 – Qual recurso persuasivo foi utilizado nesse texto?
R: O recurso persuasivo,
utilizado nesse texto, foi o uso de trocadilhos e jogos de palavras.
02 – Qual termo marca esse recurso?
R: O termo que marca esse
recurso é “Crocrrrunch”.
03 – Esse texto é parecido com o da atividade anterior, mas tem
um objetivo diferente. Qual é o objetivo desse texto?
R: O objetivo do texto é
incentivar o leitor a adquirir o produto (biscoito).
04 – Neste outro texto, qual produto está sendo divulgado?
R: O produto que está
sendo divulgado é o mercado Hortifruti.
05 – O que mais lhe chamou atenção nesse anúncio?
R: Resposta pessoal.
Espera-se que o aluno responda que o que mais chamou a atenção no anúncio foram
os milhos vestidos de Minions.
06 – A qual filme esse anúncio faz alusão?
R: Esse anúncio faz alusão
ao filme “Minions”.
07 – Qual recurso persuasivo foi utilizado?
R: O recurso persuasivo
utilizado foi o emprego de analogia.
08 – Qual termo evidencia esse recurso persuasivo?
R: O termo evidencia que
esse recurso persuasivo é “Milhons”.
09 – Qual é o objetivo deste texto? O que o leitor é incentivado
a fazer?
R: O objetivo do texto é
incentivar o leitor a comprar alimentos no Hotifruti. O leitor é incentivado a
seguir uma alimentação saudável.
SEMANA 2
ATIVIDADE
1 –
Leia o texto e responda às questões a seguir.
LENDA
DO COBRA GRANDE
Numa tarde, banhava-se no rio uma
moça muito bonita. Enquanto ela lavava o rosto, sentiu que alguma coisa dentro
da água passou por suas pernas. Mas não ligou.
Passado algum tempo, a moça ficou
grávida. Quando deu à luz teve uma grande surpresa! Nasceram dois filhos, um
menino e uma menina, mas não eram crianças. Eram DUAS COBRAS! A moça ficou
atordoada! Foi procurar o Pajé que vivia na floresta.
Somente ele poderia ajudá-la. Assim
que o Pajé avistou a moça gritou:
− Jogue estas criaturas de volta no
rio, de onde vieram!
Antes de jogar as cobras na água
deu-lhes um nome: Norato e Maria Caninana.
Em seguida, atirou-as no rio
Amazonas.
Lá, elas foram crescendo livres. E
chegaram a dez, vinte, depois trinta metros. Tinham uma pele negra e grossa,
com pintas amarelas e dois enormes olhos que pareciam faróis de caminhão!
Norato tinha bom coração. Ajudava os barqueiros que ficavam perdidos no meio da
neblina a encontrar o caminho de volta, se tinha crianças que não sabiam nadar
no rio, ele as ajudava, afastava os jacarés que queriam atacar as pessoas. Mas,
Maria Caninana era muito cruel. Afundava embarcações, mordia crianças, afastava
os peixes prejudicando a pesca e deixando os moradores ribeirinhos com fome.
Norato tentou impedir as maldades da irmã e os dois acabaram brigando. Dizem
que Norato matou Maria Caninana, mas ninguém sabe.
O que se sabe é que Norato queria
desfazer o feitiço que o tinha transformado em cobra. Queria ser um moço. E
descobriu uma forma de fazer isso. Nas noites de lua cheia ele arrastava-se
para a margem do rio e rastejava pelos bancos de areia até sair da água.
Saía de dentro daquela pele de cobra
como um lindo rapaz. Nestas ocasiões, ele procurava as festas que aconteciam ao
longo do rio. Conversava com as moças. Mas nunca dizia de onde vinha nem para
onde ia, só dizia seu nome. Mas, antes que o primeiro galo cantasse, voltava a
ser cobra.
Disponível
em: <http://www.historiasemmovimento.com.br/search?q=lenda+do+cobra+grande>.
Acesso em: 11/08/2020. (fragmento adaptado)
01 – Sobre o que trata essa lenda? Por que dizemos que o
texto é uma lenda?
R: A lenda trata do
Cobra Norato, uma cobra que à noite vira homem e frequenta festas para conversar
com as moças. E texto é uma lenda, porque conta uma história fictícia de
tradição oral que se amplifica e transforma sob o efeito da imaginação popular.
02 – Quais as características de Norato e de sua irmã
Caninana?
NORATO: bom coração; ajudava as
pessoas da região.
CANINANA: muito cruel; prejudicava e fazia maldades
com a população.
03 – De qual região do Brasil trata-se essa lenda?
R: A lenda é da região
da Norte, passa-se na Amazônia.
04 – Você conhece outras lendas? Quais?
R: Resposta pessoal.
ATIVIDADE 3 –
Leia o texto a seguir e responda às questões.
01 – O termo que contém ironia é
(A) “Ei, vó... a senhora viu meu livro?”
(B) “Vi.”
(C) “E o que achou?”
(D) “Mais útil do que eu imaginava.”
02 – Para qual finalidade se espera que um livro sirva? Por
qual motivo a avó deu outra utilidade ao livro?
R: Espera-se que o
livro sirva para leitura. A avó deu outra utilidade para o livro, pois a mesa
estava bamba, precisava de um encalço.
ATIVIDADE 3 –
Leia o texto a seguir e responda às questões.
NA BARRIGA DA VACA...
Polegarzinho - Uma pessoa do meu
tamanho nunca se pode distrair. Olha o que me foi acontecer! E agora o que é
que eu faço? Socorro! Salvem-me! Estou dentro da barriga da vaca! Estou-me a
afogar em erva! Tirem-me daqui! Não quero mais erva!
(Próximo dali dois ladrões observam...)
Ladrão 1 - Aquela vaca está
completamente doida. Quanto mais erva come, mais diz que não quer comer.
Ladrão 2 - Ó seu estúpido, o
problema não é o animal berrar que não quer comer mais erva. O problema é que
as vacas não falam!
Ladrão 1 - Não tinha pensado
nisso...
Polegarzinho - Socorro! Tirem-me
daqui! Não quero mais erva na cabeça!
Ladrão 1 - Ainda por cima tem
erva dentro da cabeça. O bicho está mesmo desesperado.
Ladrão 2 - Desesperados estamos
nós, que não conseguimos roubar nada há mais de uma semana.
Aquela vaca pode ser a nossa
salvação.
Ladrão 1 - Como é que uma vaca
nos pode salvar?
Ladrão 2 - Ó seu estúpido, uma
vaca que fala, mesmo que não diga nada de interessante como tu, é uma grande
atração. E pode render muito dinheiro. O povo gosta dessas coisas.
Ladrão 1 - Acho que já estou a
perceber. A vaca diz disparates e nós ganhamos dinheiro...
Ladrão 2 - Inteligente! Toca a
roubar a vaca!
Polegarzinho - Tirem-me daqui!
Socorro!
Ladrão 1 – Não precisas de gritar
mais, filha! Nós vamos tirar-te daí num instante!
Os ladrões roubaram a vaca e
também o Polegarzinho, que continuava a berrar desalmadamente dentro da barriga
do animal. Em seguida dirigiram-se para a cidade, onde planejavam exibir
publicamente a “vaca falante”.
No caminho, que era longo,
pararam para descansar e a vaca resolveu matar a sede numa poça de água. Era a
oportunidade para o Polegarzinho se escapar. Escorregou pela língua da vaca e
mergulhou na poça, sem que ninguém o visse. Assim se salvou. Mas o descanso
durou pouco tempo. Um corvo míope, julgando que ele era uma rã ao sol, fez um
voo picado na sua direção e levou-o pelos ares.
João Paulo Seara Cardoso. Polegarzinho. Disponível em:
<http://www.japassei.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=3059>. Acesso
em: 11/08/2020.
01 – O que diferencia o texto dramático de um conto ou de
outras narrativas?
R: No texto dramático
quase não há presença do narrador, pois ele é feito para ser encenado. Assim, a
história é contada pelas falas das personagens.
02 – Na peça teatral, o público verá o Polegarzinho? Por
quê?
R: Na peça teatral, o público não verá o Polegarzinho, pois
ele é muito pequeno.
03 – Quem são os personagens desse texto? Transcreva um
trecho do narrador no texto.
R: Os personagens são:
o Polegarzinho, a vaca e os ladrões.
Trecho do narrador:
“Os ladrões roubaram a vaca e também o Polegarzinho, que continuava a berrar
desalmadamente dentro da barriga do animal. Em seguida dirigiram-se para a
cidade, onde planejavam exibir publicamente a ‘vaca falante’”.
04 – Em que local se passa o enredo desse texto?
R: O enredo se passa
no campo.
SEMANA 3
ATIVIDADE 1 –
Leia o texto abaixo e faça o que se pede.
Um dia, uma menina estava sentada
observando suas mãe lavar o pratos na cozinha. De repente, percebeu que sua mãe
tinha vários cabelo branco que sobressaíam entre a sua cabeleira escura.
Olhou para sua mãe e lhe
perguntou:
— Por que você tem tantos cabelo
branco, mamãe?
A mãe respondeu:
— Bom, cada vez que você faz algo
de ruim e me faz chorar ou me faz triste, um de meu cabelos fica branco.
A menina digeriu esta revelação
por algum instantes e logo disse:
— Mãe, por que todo os cabelos de
minha avó estão branco?
Disponível em:
<http://piadaska.blogspot.com/2015/03/piadas-para-criancas.html> Acesso
em: 11/08/2020. (adaptado)
01 – O que há de inadequado no texto em relação à sua forma
escrita?
R: Em relação a forma
escrita a concordância está inadequada.
02 – Marque os trechos que estão inadequados no texto.
R: Um dia, uma menina
estava sentada observando suas mãe
lavar o pratos na cozinha. De
repente, percebeu que sua mãe tinha vários
cabelo branco que sobressaíam entre a sua cabeleira escura.
Olhou para sua mãe e lhe perguntou:
— Por que você tem tantos
cabelo branco, mamãe?
A mãe respondeu:
— Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz
triste, um de meu cabelos
fica branco.
A menina digeriu esta revelação por algum instantes e logo disse:
— Mãe, por que todo os
cabelos de minha avó estão
branco?
03 – Agora, reescreva o texto, corrigindo os trechos
inadequados.
R: Um dia, uma menina
estava sentada observando sua mãe
lavar os pratos na cozinha.
De repente, percebeu que sua mãe tinha vários
cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura.
Olhou para sua mãe e lhe perguntou:
— Por que você tem tantos
cabelos brancos, mamãe?
A mãe respondeu:
— Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz
triste, um de meus cabelos
fica branco.
A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse:
— Mãe, por que todos os cabelos de minha avó estão brancos?
ATIVIDADE 2 –
Leia o texto e faça o que se pede.
DIÁRIO
Quarta-feira.
Hoje, na aula de Geografia, nós
tinha uma prova oral, e tenho que dizer que eu estávamos esperando
por isso fazia um bom tempo.
A prova eram sobre as
capitais dos Estados Unidos e eu sentam no fundo da classe, do lado de um mapa
gigante. Todas as capitais está escritas em letras grandes e vermelhas,
então, eu sabiam que essa estavam no papo.
Mas logo antes de começarem a
prova, a Patty Farrell gritaram lá da frente da sala.
Ela falaram para o Senhor
Ira que ele devíamos cobrir o mapa dos Estados Unidos antes de começar.
Assim, graças à Patty, eu
acabamos indo mal na prova.
Com certeza, eu vou arranjar
algum jeito de agradecer a ela por essa.
Fonte: KINNEY, Jeff. Diário de um banana. São Paulo: Veragara Riba
Editoras, 2008, p. 93 e 94. (adaptado)
01 – Por que algumas expressões do texto estão grifadas?
R: Algumas expressões
do texto estão grifadas, porque falta concordância entre as palavras
(substantivos ou pronomes e verbos).
02 – Repare que que a última palavra das expressões grifadas
é sempre um verbo. Considerando esse fato, escreva o que você entende por
concordância verbal?
R: A concordância verbal é a flexão do verbo de acordo com o
sujeito, que pode ser um substantivo ou pronome. Entende-se por flexão o número
(plural ou singular) e a pessoa (primeira, segunda ou terceira). Aqui não entra
a flexão de tempo e modo.
03 – Como essas expressões deveriam estar escritas?
Corrija-as abaixo.
R: Quarta-feira.
Hoje, na aula de Geografia, nós
tínhamos uma prova oral, e tenho que dizer que eu estava esperando por isso fazia um bom tempo.
A prova era sobre as
capitais dos Estados Unidos e eu sento no fundo da classe, do lado de um mapa
gigante. Todas as capitais estão
escritas em letras grandes e vermelhas, então, eu sabia que essa estavam no papo.
Mas logo antes de começarem a prova, a Patty Farrell gritou lá da frente da sala.
Ela falou para o Senhor Ira que ele devia cobrir o mapa dos Estados Unidos antes de começar.
Assim, graças à Patty, eu
acabei indo mal na prova.
Com certeza, eu vou arranjar algum jeito de agradecer a ela por essa.
ATIVIDADE 3 –
Leia os textos abaixo e responda.
01 – Registre, na tabela abaixo, as inadequações em relação à forma como esses avisos foram escritos e como seria a forma adequada.
TEXTO |
INADEQUAÇÃO |
FORMA ADEQUADA |
Texto 1 |
Lave as mão. |
Lave as mãos. |
Texto 2 |
Proibido a entrada. |
Proibida a entrada. |
Texto 3 |
Os alho embalado. |
Os alhos embalados. |
Obs.: em “proibida a
entrada”, o artigo “a” força o substantivo “proibido” a ficar no feminino
“proibida”.
SEMANA 4
ATIVIDADE 1 –
Observe a história em quadrinhos.
01 – Onde acontece a história?
R: A história acontece
num restaurante.
02 – Quem são os personagens?
R: Os personagens são
uma senhora e o garçom.
03 – Qual foi o conflito da história?
R: O conflito foi que
um passarinho fez coco no café da senhora.
04 – Que outro final você daria para a história?
R: Resposta pessoal.
05 – Agora, escreva uma história a partir da história em
quadrinhos que você analisou.
R: Resposta pessoal.
ATIVIDADE 2 –
Veja a imagem abaixo, analisando todos os elementos presentes.
01 – Agora, escreva um texto narrando o que aconteceu na cena. Não esqueça de descrever o local e os personagens, o conflito presente na história e a solução para esse conflito. Seja criativo!
R: Resposta pessoal.
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