Gabarito de Língua Portuguesa - PET Volume 7 - 7º Ano

 


GABARITO PET 7 – 7º ANO – Profª Bárbara Marinho

SEMANA 1

01. Leia o texto e responda às questões a seguir.

CTB - Código de Trânsito Brasileiro

CAPÍTULO XV

DAS INFRAÇÕES

Art. 161. Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito deste Código, da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo, além das punições previstas no Capítulo XIX.

Parágrafo único. As infrações cometidas em relação às resoluções do CONTRAN terão suas penalidades e medidas administrativas definidas nas próprias resoluções.

Art. 162. Dirigir veículo:

I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor

II - com Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor cassada ou com suspensão do direito de dirigir

III - com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo

V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias

VI - sem usar lentes corretoras de visão, aparelho auxiliar de audição, de prótese física ou as adaptações do veículo impostas por ocasião da concessão ou da renovação da licença para conduzir.

Art. 163. Entregar a direção do veículo a pessoa nas condições previstas no artigo anterior.

Art. 164. Permitir que pessoa nas condições referidas nos incisos do art. 162 tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via.

Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

Art. 165-A. Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277.

Art. 166. Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança.

Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65.

Art. 168. Transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas neste Código.

Art. 170. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos.

Art. 171. Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos.

Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias.

Art. 173. Disputar corrida.

Art. 174. Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.

Art. 175. Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm>. Acesso em: 19 out. 2020.

a) O texto acima é da esfera jurídica. Quais características textuais poderiam ser utilizadas para justificar essa afirmação?

R: O texto acima é da esfera jurídica, cujas características são: apresentar capítulos e artigos de lei que guiam a convivência humana, utilizando a linguagem e os formatos do campo do direito.

b) O texto trata sobre proibição imposta ou sobre direito garantido?

R: O texto trata de infrações de trânsito, isto é, de proibições impostas pela lei.

c) Qual a finalidade desse texto?

R: O texto tem a finalidade de estabelecer normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários do sistema de trânsito.

d) Qual dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro se relaciona com o texto abaixo? Transcreva-o nas linhas a seguir.

                                                                        Disponível em: <http://www.nanihumor.com/2010/04/tiras-se-beber-nao-dirija.html>. Acesso em: 19 out. 2020.

R: Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

e) Quais dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro você não conhecia e quais os que mais lhe chamaram a atenção?

R: Resposta pessoal.

 

02. Leia o regulamento de um prédio.

REGULAMENTO INTERNO DE EDIFÍCIO RESIDENCIAL

Este Regulamento é parte integrante e complementar dos contratos de locação das unidades do Edifício Parque dos Ventos devendo ser rigorosamente cumprido por todos os seus moradores.

Artigo 1º - A destinação dos apartamentos do Edifício Parque dos Ventos é exclusivamente residencial e familiar, sendo terminantemente proibida a realização, nele, de reuniões políticas, religiosas e dançantes, de aulas de música individuais ou coletivas, de curso de qualquer natureza, do uso de instrumentos ou aparelhos sonoros de modo a prejudicar a tranquilidade dos moradores, bem como a instalação, embora parcial, de comércio, indústria, consultório ou escritório de qualquer natureza.

Artigo 2º - É proibido o depósito ou a guarda, em qualquer dependência do Edifício, de explosivos ou inflamáveis.

Artigo 3º - Deverão os moradores observar silêncio a partir das 22 horas até às 7 horas, sendo proibido falar, cantar, assobiar de modo a perturbar o sossego dos moradores.

Artigo 4º - É proibido:

a) bater tapetes, estender roupas, regar plantas, fazer despejos de lixo ou qualquer detrito em janela, parapeito ou lugares visíveis do logradouro público ou sobre as áreas do Edifício e nos passeios;

b) ter no apartamento animais domésticos, qualquer ave ou passarinho;

c) colocar cartazes, anúncios, letreiros, ou tabuletas em janelas, portas, paredes ou na fachada do Edifício ou em qualquer lugar visível do exterior do apartamento.

Artigo 5º - O Edifício terá os portões abertos às 7 horas e fechados às 22 horas.

Belo Horizonte, 05 de outubro de 2020.

a) Podemos dizer que esse texto trata-se de

(X) normas.

( ) regimentos escolares.

( ) estatutos da sociedade civil.

b) Qual é o assunto tratado nesse texto?

R: Regras para manter a convivência harmônica, a ordem e a segurança em um edifício.

c) Qual a sua opinião sobre os artigos desse regulamento?

R: Resposta pessoal.

 

SEMANA 2

01. Leia o texto e faça o que se pede.

Remetente:

João da Silva

Rua dos Joaquins, nº 01, Bairro JJ

000-000 Campinas do Sul

Destinatário:

COMPUTERLY, LTDA.

Rua do equívoco, nº 2

0000-000 Campinas do Sul

Campinas do Sul, 29 de fevereiro de 2009.

Assunto: computador entregue com estragos aparentes

Exmo(s). Senhor(es),

No último dia 05 de fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do Equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.

Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.

O atraso na resolução do problema vem ocasionando vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.

Sem mais,

João da Silva.

Anexos: fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de entrega.

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-reclamacao.htm>. Acesso em: 19 out. 2020.

a) Esse texto pode ser classificado como:

(X) Carta de Reclamação.

( ) Carta de Solicitação.

( ) Carta de Justificativa.

b) Qual é o assunto tratado no texto?

R: Um cliente reclama de ter comprado um computador que veio com defeitos.

c) Qual a finalidade desse tipo de carta?

R: Esse tipo de carta tem a finalidade de expor uma reclamação e solicitar uma solução por parte da empresa.

d) Quais os termos utilizados na carta indicam tempo? Por que esses termos são importantes?

R: Os termos utilizados na carta indicam tempo são os verbos, por exemplo: “dirigi-me”, “comprar”, “solicitei”, “interessou”, “anularei”, etc. Esses termos são importantes, pois indicam o que aconteceu e quando aconteceu. Além dos verbos, as datas e os advérbios e locuções adverbiais (p. ex. “após”, “até a presente data”, etc.) que também informam sobre quando aconteceram os fatos.

 

02. Leia o texto abaixo e responda às questões.

Acaraú, 21 de maio de 2013

Assunto: Provas Bimestrais.

Excelentíssima querida diretora Fabiana Morais,

Meus cumprimentos. Admiro-lhe muito pela forma como você gerencia nosso colégio e sabe mudar o que precisa na hora certa. Parabenizo-lhe por tal ato que poucos diretores têm. Todavia, quero muitíssimo dizer-lhe sem arrodeios, mas de forma direta e sincera que o colégio está precisando mudar um pouco sua rotina, principalmente no período das provas escolares. Pense comigo: amanhã haverá um bloco de provas, hoje tem aula o dia inteiro, tenho que passar o dia completo no colégio, chego em casa já a noite cansado, e ainda tenho que estudar para as provas do dia seguinte, isso é de deixar qualquer um estressado.

Vossa senhoria poderia nos conceder o dia anterior completo ao bloco de provas para estudarmos, caso tivéssemos prova no dia seguinte. Eu sei que muitos não irão estudar, mas outros estudarão e, certamente, chegarão com ânimo forte, com bastante disposição, o que elevaria o índice de aprendizagem.

Findo aqui, pedindo minhas sinceras desculpas se fui rude ou insistente.

Sem mais para o momento,

Renato Veríssimo de Oliveira

Aluno do 1 ano C – Redes de Computadores.

Disponível em: <https://eeepmartagiffoni.wordpress.com/2013/05/31/alunos-praticam-producao-de-texto-no-genero-carta-dereclamacao/>. Acesso em: 19 out. 2020. (adaptado)

a) Em que local esse tipo de carta circula?

R: Esse tipo de carta circula em escolas.

b) Esse texto pode ser classificado como:

( ) Carta de Reclamação.

(X) Carta de Solicitação.

( ) Carta de Justificativa.

c) O que o aluno está pedindo? Transcreva o trecho que comprova sua resposta.

R: O aluno pede um dia de folga antes da prova com a justificativa de que irá estudar. O trecho do texto que comprova a resposta é: “Vossa senhoria poderia nos conceder o dia anterior completo ao bloco de provas para estudarmos, caso tivéssemos prova no dia seguinte”.

d) Você acredita que o pedido do aluno seja viável? Por quê?

R: Esse pedido não é viável, tendo em vista que a maioria dos alunos não vai estudar e essa folga atrapalha o andamento do calendário escolar.

e) Imagine que você é o diretor ou a diretora dessa escola e você terá que responder à solicitação do aluno. O que você diria? Escreva abaixo uma Carta como resposta ao aluno. Não esqueça de colocar local, data, assunto, saudação e sua argumentação.

Sugestão de resposta:

Acaraú, 22 de maio de 2013.

Assunto: Provas Bimestrais.

Prezado aluno Renato Veríssimo de Oliveira,

            Agradeço os elogios a minha gestão, mas não será possível atender a sua solicitação, pois um dia a menos de aula prejudicará o andamento do calendário escolar. Além disso, a maioria dos estudantes não saberia aproveitar este tempo para estudar.

            Para sentir-se menos cansado nos dias que precedem as provas, procure organizar-se para ir estudando os conteúdos aos poucos e com antecedência, deixando os dias de véspera apenas para revisão. Tenho certeza de que seus estudos renderão mais e seu nível de aprendizagem irá subir.

Sem mais para o momento,

A diretoria.

 

SEMANA 3

01. Veja abaixo uma breve explanação sobre pronomes.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Fonte: Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/pronomes/>. Acesso em: 09 out. 2020.

02. Leia as tirinhas e faça o que se pede.

TEXTO 1


Disponível em: <http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com/2010/10/atividades-pronomes.html>. Acesso em: 19 out. 2020.

a) Na tirinha há dois pronomes pessoais, transcreva-os abaixo.

R: Os pronomes pessoais presentes na tirinha são: “nós” e “eu”.

b) No trecho “Onde nós guardamos nossos serrotes, mãe?”, o pronome pessoal presente refere-se a quem? Por que você acha que Calvin escolhe usar esse pronome?

R: No trecho “Onde nós guardamos nossos serrotes, mãe?”, o pronome pessoal “nós” refere-se a Calvin e sua mãe. Calvin escolheu esse pronome para referir-se a ele e sua família, de modo que mostra que os objetos da casa pertencem a todos.

 

TEXTO 2

Disponível em: <http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com/2010/10/atividades-pronomes.html>. Acesso em: 19 out. 2020.

c) Classifique os pronomes presentes na tirinha de acordo com a tabela apresentada anteriormente. Veja o exemplo.

PRONOMES

CLASSIFICAÇÃO

Nossos

Possessivo

Você

Tratamento

Nossas

Possessivo

Nós

Pessoal reto

Seu

Possessivo

Eles

Pessoal reto

 d) Veja quantos pronomes foram utilizados na tirinha anterior. No caso, quem são as pessoas substituídas pelo “nós” e quem são as pessoas substituídas por “eles”? Como sabemos disso?

R: As pessoas substituídas pelo “nós” são os alunos e as pessoas substituídas por “eles” são os professores. Sabemos disso por meio do contexto, uma vez que os alunos (“nós”) conversam sobre as avaliações aplicadas pelos professores (“eles”).

 

03. Veja abaixo uma breve explanação sobre as conjunções.

Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles.

Exemplos: Ele joga futebol e basquete. (dois termos semelhantes)

Eu iria ao jogo, mas estou sem companhia. (duas orações)


04. Leia o texto e responda à questão a seguir.

O PROTAGONISMO DAS MANIFESTAÇÕES ESTÁ NO SOCIAL E NÃO NO FACEBOOK

Vive-se hoje uma nova revolução? Uma revolução, ainda em curso, implementada pelas tecnologias digitais e ocasionando importantes transformações no interior dos distintos aspectos da sociedade?

Há quem acredite que sim, que há uma revolução. Eu não partilho dessa opinião. Podemos ver contundentes transformações em todos os campos sociais, econômicos, políticos e culturais. Diferentemente de outras manifestações similares no Brasil e no mundo, desta vez, vemos produtos culturais sendo apropriados pelas pessoas (sempre pelas pessoas) como, por exemplo, a música da banda O Rappa (Vem pra rua), utilizada em um filme publicitário da montadora Fiat e com o mote da Copa do Mundo, mas que já virou uma espécie de hino desses levantes. Ou então a máscara branca do grupo Anonymous sendo utilizada como símbolo central e mascarando e ocultando rostos de muitas pessoas. Sem falar dos cartazes com frases de protesto e dizeres bem humorados.

Neste texto, eu coloco a minha reflexão sobre o que estamos vendo, e opto pela não adoção do termo revolução para classificar essas transformações que evidenciamos. Os argumentos de algumas pessoas carregam um tom radicalmente revolucionário, fazendo crer que tudo aquilo que antes era passado passa a ser agora de forma diferente, antagonizando e contradizendo o que passou. Se não existisse Facebook, estaria acontecendo toda essa mobilização social nas ruas? Certamente sim.

Disponível em: <https://www.douradosagora.com.br/variedades/opiniao/o-protagonismo-das-manifestacoes-esta-no-social-e-nao-nofacebook>. Acesso em: 19 out. 2020.

1. No texto, o termo mas indica

a) condição.

b) causa.

c) condição.

d) oposição.

2. Classifique as outras conjunções destacadas no texto de acordo com a tabela apresentada anteriormente.

R: A conjunção “e” é coordenativa aditiva e a conjunção “ou”, coordenativa alternativa.

3. O que o autor do texto está defendendo? Você concorda com ele(ela)? Por quê?

R: O autor defende que as manifestações nas redes sociais não são uma forma de revolução e que as manifestações não estão ligadas as mobilizações convocadas pela rede. O resto da resposta é pessoal.

Na minha opinião, as redes sociais fortalecem os movimentos de manifestação, mas, antes delas, já haviam esses movimentos. Portanto, as redes sociais não são decisivas nesses movimentos, visto que as mobilizações sociais já existiam antes delas e se as redes não existissem, as manifestações continuariam existindo.

 

SEMANA 4

01. Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

NOW UNITED LANÇA ‘HABIBI’, PRIMEIRA MÚSICA COM A LIBANESA NOUR ARDAKANI

Faixa e clipe foram lançados nesta segunda-feira (19). Cantora de 18 anos se tornou a 16ª integrante do grupo.

O Now United lançou nesta segunda-feira (19) a música e o clipe de “Habibi”, primeiro single com a libanesa Nour Ardakani, de 18 anos.

O grupo de pop, formado por adolescentes e jovens de vários países do mundo, anunciou no final de setembro a nova integrante. A nova música tem trechos cantados em árabe por Nour.

A cantora e dançarina foi escolhida pelo empresário da banda, Simon Fuller, por meio de audições virtuais. Ardakani se torna, assim, a 16ª integrante do grupo de pop global, com membros de várias regiões do mundo - inclusive do Brasil.

O primeiro encontro entre a cantora e os novos colegas aconteceu em Dubai, para gravar a nova música do grupo.

“Estou muito grata por esta oportunidade, para fazer o que eu amo e representar o país que eu amo. Cantar e dançar são minhas paixões e ter a chance de fazer isso com tantos talentos de diferentes países e culturas é um sonho realizado para mim”, declarou Ardakani.

Fuller exaltou a “emoção e o calor” da cantora e disse que ficou mais impressionado por sua personalidade. “Ela é calma e confiante, com maturidade e inteligência muito à frente de sua idade”, disse.

Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2020/10/19/now-united-lanca-habibi-primeira-musica-com-a-libanesanour-ardakani.ghtml>. Acesso em: 19 out. 2020.

a) Sobre o que a notícia trata?

R: A notícia trata da entrada da nova integrante do grupo musical Now United.

b) Qual a finalidade desse tipo de texto?

R: A finalidade de uma notícia é informar sobre um fato recente.

c) Perceba que a notícia traz novidades sobre a obra da banda Now United. Nesse texto, há alguma crítica ou elogio à banda? Por quê?

R: No texto não há elogios nem críticas à banda, pois a notícia deve ser um texto imparcial, isto é, não deve emitir nenhum tipo de opinião ou julgamento sobre o fato relatado.

d) Você conhece a banda Now United?

R: Resposta pessoal.

e) Que banda ou cantor da atualidade você prefere?

R: Resposta pessoal.

f) Qual a diferença entre uma notícia e uma resenha crítica?

R: A notícia é um texto informativo e imparcial, em que o jornalista não deve emitir nenhum tipo de opinião ou julgamento sobre o fato relatado. Já a resenha crítica é um texto descritivo sobre um livro, texto, filme, peça teatral, etc. que contém a opinião do autor.

 

02. Veja agora como estruturar uma resenha.

A resenha é um gênero textual que tem como finalidade a descrição de um objeto (seja uma obra literária, um filme ou uma apresentação artística).

A resenha crítica, por sua vez, é um texto de informação e de opinião, onde o autor descreve sobre o tema ao mesmo tempo que expõe suas apreciações.

Como fazer uma resenha crítica: passo a passo

1. Escolher o tema a ser analisado;

2. Aprofundar-se e contextualizar-se acerca do tema;

3. Argumentar e fazer uma avaliação (opinião crítica baseada na análise e na contextualização) sobre o tema;

Para que sua resenha seja completa, você poderá responder às seguintes perguntas:

• Gostou do livro, do filme ou da música?

• Qual parte foi mais interessante?

• Que relações ele pode ter com outras obras?

• Quais as principais considerações e apreciações sobre o tema?

• Sentiu que teve alguma parte que não ficou muito bem explicada/elaborada?

• Quais as emoções geradas depois de ler o livro ou assistir ao filme ou ouvir a música?

Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/resenha-critica/>. Acesso em: 19 out. 2020.

a) Agora que você já conhece um pouco como estruturar uma resenha, escolha uma banda de sua preferência e analise uma de suas obras (uma música, um clipe ou um álbum completo). Não esqueça que na resenha, você vai dar a sua opinião crítica sobre o tema escolhido. Se possível, faça uma pesquisa sobre a obra escolhida.

Resposta pessoal.

 

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