Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 3 - 6º Ano
GABARITO PET 3 – 6º ANO – Profª
Bárbara Marinho
SEMANA 1
1 — Leia o
texto a seguir.
Associação
de Moradores do Bairro da Camboa
Prefeitura Municipal de Itapissuma, Pernambuco (PE),
Secretaria de Obras e Infraestrutura.
Itapissuma,
Pernambuco — PE, 12 de agosto de 2018.
Assunto:
Carta de reclamação — Ruas e avenidas esburacadas e lixo na via pública.
Excelentíssimo Senhor(a) Diretor(a) de Obras e Infraestrutura,
Em 20 de dezembro do ano de 2017, ao
caminhar pelas ruas desta cidade, percebi nas proximidades da rua Amaro Grande,
centro da cidade, a presença de buracos e focos de lixo na via pública,
ocasionando extremo mau cheiro, sujeira, ratos e baratas.
Por confiar e conhecer a
responsabilidade desta Instituição Pública, venho por meio desta carta reclamar
o fato mencionado anteriormente, tendo em vista o meu direito enquanto cidadã a
ter uma cidade limpa e organizada, afinal, todos nós trabalhamos e pagamos
nossos impostos, previstos na Constituição Federal e destinados a manter a
organização de nossa cidade e seu ordeiro funcionamento. Ao ver a rua onde moro,
cheia de buracos e repleta de lixo, não poderia deixar de reclamar.
Ressalto ainda que esta referida
Associação já havia entrado em contato com esta Secretaria a fim de solucionar
o problema, no entanto, nenhuma iniciativa foi tomada, o lixo e os buracos
ainda nos causam grandes problemas. Crianças estão adoecendo devido ao mau cheiro,
e a presença de ratos e insetos é um risco à saúde de todos. Eu e toda a
comunidade esperamos há meses pela resolução deste problema que se estende e se
agrava a cada dia.
Contamos com a seriedade e
comprometimento de V.Sa. e seu inegável respeito aos direitos do cidadão.
Ficamos à disposição para quaisquer
esclarecimentos, eventuais dúvidas e conversas.
Sinceros agradecimentos,
Ana Marta de Souza Lemos
Presidente da Associação de Moradores do Bairro da Caboa
Disponível
em: encurtador.com.br/hsBEM. Acesso em: 26/06/2020.
a) A quem se destina a carta de reclamação?
R: A carta
de reclamação destina-se ao Excelentíssimo Senhor(a) Diretor(a) de Obras e
Infraestrutura.
b) Quem é a reclamante desta carta?
R: A
reclamante é a Ana Marta de Souza Lemos, Presidente da Associação de Moradores
do Bairro da Caboa.
c) Qual é o assunto tratado na carta?
R: A
reclamante fala sobre a presença de buracos e focos de lixo no centro da cidade.
d) Ao relatar os fatos na carta, qual é o posicionamento da
reclamante diante do problema?
R: A
reclamante se posiciona como uma cidadã que possui o direito de viver em uma
cidade limpa e organizada.
e) Quais os argumentos utilizados pela reclamante para que sua
solicitação seja acatada?
R: A
reclamante argumenta que paga seus impostos e que, por isso, tem o direito de
viver em uma cidade limpa e organizada; as crianças estão adoecendo devido à
presença do lixo que atrai ratos e insetos. Além disso, ela diz que a população
está há meses esperando uma solução.
f) Se você recebesse essa carta de reclamação, qual seria sua
resposta para a reclamante?
R:
Resposta pessoal.
2 — Leia o
texto a seguir e responda.
Disponível
em: http://www.arionaurocartuns.com.br/. Acesso em: 26/06/2020.
a) Qual é a relação entre o cartum ao lado e a carta de
reclamação da atividade 1?
R: Ambos
representam a questão do lixo que é jogado de forma irregular nas ruas.
b) Qual a diferença entre o posicionamento do rapaz com o
celular no cartum e a reclamante da carta de reclamação?
R: O rapaz
julga correto jogar lixo na rua, já a reclamante pede para que o lixo seja
retirado das ruas.
c) Que tipo de posicionamento dos cidadãos seria mais correto
diante da problemática do lixo nas cidades?
R: O
posicionamento mais correto é o da reclamante, pois além de deixar a cidade
suja e feia, o lixo descartado de forma irregular nas ruas atrai animais e pode
causar doenças.
3 — Leia o
texto abaixo e responda.
Disponível
em:
https://www.far.fiocruz.br/2019/06/mayaro-dengue-zika-e-chikungunya-veja-semelhancas-ediferencas-entre-os-virus-transmitidos-por-mosquitos/.
Acesso em: 05/07/2020.
a) Normalmente, em qual local podemos ver/encontrar textos como
esse ao lado?
R: Esse
tipo de texto pode ser encontrado em jornais e revistas tanto impressos quanto
eletrônicos, panfletos informativos, hospitais, clínicas e postos de saúde.
b) Qual a finalidade desse texto?
R: A
finalidade do texto é informar quais são os sintomas das doenças transmitidas
por mosquitos.
c) A quem se destina esse texto?
R: O texto
destina-se ao público em geral.
d) Qual a importância de publicações como esta?
R:
Publicações como esta são importantes para informar a população sobre os
diferentes sintomas das doenças transmitidas por mosquitos.
4 — Leia o
texto abaixo e responda às questões.
Nova
linhagem do vírus da zika está em circulação no Brasil e pode originar
epidemia, diz estudo
Cientistas
detectaram, em 2019, sequências genéticas de uma linhagem africana do vírus.
Como ela nunca havia circulado no país, maior parte da população não tem
anticorpos para combatê-la.
Uma nova linhagem do vírus da zika
está em circulação no Brasil, segundo pesquisadores do Centro de Integração de
Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia.
Por meio de uma ferramenta que
monitora as sequências genéticas do vírus, os cientistas detectaram, pela
primeira vez no país, um tipo africano dele, com potencial de originar uma nova
epidemia.
Segundo Artur Queiroz, um dos
líderes do estudo, dois dados indicam que a linhagem circulou pelo Brasil em
2019:
• Ela foi encontrada em dois Estados
distantes entre si: no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro;
• Os hospedeiros que “abrigavam” os
vírus eram diferentes: um mosquito “primo” do Aedes aegypt, chamado Aedes
albopictus, e uma espécie de macaco.
Disponível
em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/06/24/. Acesso em:
26/06/2020.
a) Qual é o tema da notícia?
R: O tema
da notícia é informar que nova linhagem do vírus da zika que está em circulação
no Brasil pode originar uma nova pandemia.
b) Que tipo de reação essa reportagem pode provocar no leitor ou
na comunidade em geral?
R: Essa
reportagem pode fazer com que as pessoas tomem medidas de prevenção contra o
novo vírus.
SEMANA 2
1 — Leia a
explicação sobre o gênero textual fotorreportagem.
Fotorreportagem é um gênero do
fotojornalismo que tem o objetivo de registrar o decorrer de um acontecimento
real e das pessoas envolvidas nesse fato. Normalmente as imagens de uma fotorreportagem
são acompanhadas de pouco texto, seja ele introdutório para cada imagem, ou
legendas que acompanham cada clique.
Agora, leia o texto abaixo e responda.
MÃOS
À OBRA
Por Marcos Zanutto
A evolução do homem está diretamente ligada à utilização das mãos como ferramenta de trabalho. Neste dia do trabalho, o ensaio fotográfico se propõe a ilustrar diversas atividades profissionais desenvolvidas, especialmente, com as mãos. É uma forma de homenagear os trabalhadores que colocam suas mãos a serviço da comunidade, tirando delas o seu sustento.
Disponível
em:
https://www.folhadelondrina.com.br/transmidia/maos-a-obra-uma-fotorreportagemsobre-o-trabalhador-e-seu-oficio-2950933e.html.
Acesso em: 26/06/2020.
a) Marque um X para as características do gênero
fotorreportagem.
( ) É um gênero textual que tem grande carga informativa e/ou
narrativa.
( ) Conta com um texto longo e faz uso da imagem como apenas uma
ilustração do texto.
(X) Traz um texto
objetivo que serve como guia para que o leitor compreenda as fotografias.
b) Do que trata essa fotorreportagem?
R: Essa
fotorreportagem trata das profissões que utilizam as mãos como ferramenta de
trabalho.
c) O que pode ter motivado a criação dessa fotorreportagem?
R: A
criação dessa fotorreportagem foi motivada pelo dia do trabalho.
d) Qual a importância das fotorreportagens na sociedade?
R: As fotorreportagens
têm importância na sociedade, pois trazem imagens o que torna a leitura do
texto mais fácil.
e) Se você pudesse escolher um tema para uma fotorreportagem,
qual seria?
R:
Resposta pessoal.
2 — Leia o
texto abaixo e responda.
ENTREVISTA
COM LARISSA MANOELA
Como você
faz para conciliar trabalho e estudo?
Estou sempre focada na escola, a gente coloca o estudo em
primeiro lugar porque nosso futuro depende disso. Acordo cedo para ir pra aula,
venho pra casa, almoço e vou para o SBT. À tarde, eu gravo das 14 às 20 horas.
Quando chego em casa, faço o dever, passo as cenas do outro dia com a minha
mãe, faço as coisas daquele dia e descanso para aguentar o ritmo corrido. Ah, me
alimento bem, com comidas saudáveis para aguentar tudo isso.
Você é bem
ativa nas redes sociais. Qual a sua favorita no momento?
Bom, a febre agora é o Snapchat,
eu gosto bastante e estou sempre filmando tudo. O pessoal consegue ficar mais
próximo do meu dia a dia, o que estou fazendo, então eles gostam. Fico muito
feliz que curtam, se inspirem e me tenham como exemplo. Sempre tento passar as
coisas boas. Gosto do carinho que recebo de todo mundo. Também tem o Instagram, no qual vivo postando fotos.
Estou muito feliz com meus seguidores que vem aumentando a cada dia. Já tenho 3
milhões e é bem gratificante esse carinho. Também tenho Twitter e vou lançar meu canal no YouTube. É ótimo tudo o que está acontecendo e o apoio que recebo
dos meus fãs.
Conta pra
gente: quem são seus ídolos?
Eu gosto muito da Selena Gomez como cantora e adoro o que ela
faz, a garota é muito profissional. Tem o Justin Bieber, que é talentoso e tem
músicas incríveis. A Demi Lovato, Taylor Swift, Katy Perry e Beyoncé, que é a
diva das divas. Admiro muito esses cantores que atuam. No Brasil, o que mais
gosto são as blogueiras e youtubers. Me inspiro nas maquiagens, nos looks, me
identifico bastante, gosto de acompanhar os canais e seguir nas redes sociais.
Disponível
em: https://todateen.uol.com.br/entrevista-com-larissa-manoela/. Acesso em:
26/06/2020.
a) A linguagem utilizada nas respostas de Larissa Manoela foi,
predominantemente:
(A) formal. (B)
informal. (C) culta. (D) profissional.
b) A que público se destina esse tipo de entrevista?
R: Esse
tipo de entrevista destina-se ao público infanto-juvenil que gosta da artista
Larissa Manoela.
c) Qual a temática principal da entrevista com Larissa Manoela?
R: A
entrevistadora quer saber detalhes sobre a vida de Larissa Manoela.
d) Onde circulam textos do gênero entrevista?
R: Os
textos do gênero entrevista circulam em sites jornalísticos da internet e em
revistas e jornais impressos.
e) Qual é a relevância desse tipo de entrevista para a
comunidade em geral?
R: Para a
comunidade em geral esse tipo de entrevista não possui relevância, apenas serve
de entretenimento para o público que se identifica com a artista Larissa
Manoela.
f) Que tipo de entrevista você acredita que poderia contribuir
mais com a população?
R: O tipo
de entrevista que poderia contribuir mais com a população em geral seriam
aquelas com autoridades políticas ou especialistas em áreas de interesse geral
como saúde, educação, economia, dentre outros.
g) Sublinhe no texto as opiniões de Larissa Manoela sobre os
estudos.
R: O aluno
deve sublinhar o seguinte trecho: “a gente coloca o estudo em primeiro lugar
porque nosso futuro depende disso”.
3 — Leia o
texto e responda.
Disponível
em: https://www.twccomunicacao.com.br/blog/propaganda/no-dia-mundial-da-agua-infografico-da-dicas-deeconomia-6979.
Acesso em: 26/06/2020.
a) Uma revista fez essa publicação sobre economia de água e
gostaria da opinião dos leitores sobre essa temática. Escreva para a revista,
falando o que você achou da publicação e qual a importância de publicações como
essa para a sociedade.
R:
Resposta pessoal. O aluno pode falar que gostou do infográfico, pois
conscientiza a população sobre a importância de se economizar água.
4 — Leia os
textos a seguir e responda às questões.
TEXTO 1
Hábitos alimentares de 6 lugares no mundo que são ótimos para a
sua saúde...
1. Japão: menos carne vermelha e mais mastigação.
2. França: comer com moderação, mas apreciando o prato de
verdade.
3. Países nórdicos: frutas vermelhas e peixes de águas
profundas.
4. Grécia e Itália: benefícios da dieta mediterrânea.
5. Índia: especiarias e dieta vegetariana.
6. Espanha: descansar após o almoço e fazer a própria comida.
Disponível
em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/10/04/habitos-alimentares-de-6-lugares-nomundo-que-sao-otimos-para-a-sua-saude.htm.
Acesso em: 26/06/2020.
TEXTO 2
7 hábitos alimentares que vão mudar sua relação com a comida
1. Preste atenção às sensações (degustação).
2. Evite dietas restritivas.
3. Entenda a diferença entre emagrecer e perder peso.
4. Conheça os grupos de alimentos.
5. Equilibre suas refeições.
6. Diminua o sal e invista nos temperos.
7. Conheça os temperos doces e reduza o açúcar.
Disponível
em: https://superafarma.com.br/7-habitosalimentares-que-vao-mudar-sua-relacao-com-a-comida/.
Acesso em: 26/06/2020.
a) Qual é o assunto tratado nos dois textos?
R: Os dois
textos são sobre alimentação.
b) Em que veículos foram publicadas as informações presentes nos
dois textos (consulte a fonte para saber)?
R: O
primeiro texto foi publicado no site UOL e o segundo no site da indústria farmacêutica
Supera Farma.
c) A estrutura escolhida para apresentar as informações nos dois
textos foi a de:
(A) parágrafos. (B)
versos. (C) listas. (D) estrofes.
d) Qual é a relevância da temática dos textos lidos para a
sociedade?
R: A
sociedade atual tem se alimentado de maneira muito ruim, por isso é importante
abordar temas sobre a alimentação saudável.
SEMANA 3
1 — Leia o
texto abaixo e responda às questões a seguir.
ENTENDA
MELHOR O QUE ACONTECE COM A NATUREZA
Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as
pessoas não cuidam direito dela? Então, vamos lá! Imagine que você não gosta de
escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente. O que você
faz? Bom, todo mundo sabe que a melhor coisa a se fazer é procurar logo um bom
dentista para ele descobrir o que está acontecendo. Se for uma cárie, ele vai
ter que fazer um tratamento, quem sabe uma obturação. Mas se você deixar esse
dente doendo sem parar e não fizer nada, pode chegar uma hora em que ele já vai
estar tão prejudicado que pode acabar caindo. Ou, então, quando finalmente
resolver ir ao dentista, ele pode até arrancar esse dente! E aposto que ninguém
vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde
da boca. Viu só? Funciona de forma parecida também com a natureza: ela começa a
nos dar sinais de que está sendo prejudicada, de que está “sentindo dor” e, se
ninguém fizer nada, os resultados podem ser os piores possíveis.
Disponível
em: http://criancas.uol.com.br/. Acesso em: 26/06/2020.
a) No texto, qual fato é comparado com os sinais da natureza?
R: A dor
de dente é comparada aos sinais da natureza.
b) Transcreva uma opinião do autor presente no texto lido.
R: “E
aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou
direito da saúde da boca”.
c) Você concorda com a opinião do autor sobre a relação do homem
com a natureza? Por quê?
R:
Resposta pessoal.
2 — Leia o
texto.
EXTRAORDINÁRIO
Disponível
em: https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/12/extraordinario-resenha-do-filme.html.
Acesso em: 26/06/2020.
a) Retire da resenha acima a opinião crítica sobre o filme “
Extraordiário” e transcreva-a.
R: “Dizer
que Extraordinário é extraordinário não seria exagero da minha parte, é um
filme atual, pertinente e com uma incrível lição de vida”.
b) A opinião crítica do autor da resenha sobre o filme foi
positiva ou negativa? Por quê?
R: A opinião
do autor foi positiva, pois ele apontou apenas aspectos positivos sobre o
filme: elogia o pai do menino e diz que o filme é lindo e divertido.
c) Quais são os argumentos utilizados pelo autor da resenha para
defender sua opinião em relação ao filme?
R: O autor
coloca que o filme é atual, pertinente e transmite uma grande lição de vida.
Além disso, ele argumenta que o filme é lindo e divertido.
3 — Escolha
um filme que você já assistiu e escreva, em poucas linhas, uma resenha crítica.
Indique sua opinião sobre ele, colocando argumentos para justificar sua
opinião.
Nome do
filme:
Resenha
crítica:
R:
Resposta pessoal.
SEMANA 4
1 — Leia o
texto e responda.
Fonte:
Revista Época – 10/07/2006
a) No primeiro quadrinho, a linguagem utilizada pelo médico foi:
(A) formal. (B) informal. (C) técnica. (D) poética.
b) Qual foi a linguagem utilizada pelo paciente no segundo
quadrinho?
R: O paciente utilizou a linguagem informal.
c) Quais as marcas de oralidade presentes na tirinha lida?
Transcreva-as abaixo.
R: As
marcas de oralidade são: “Meu Deus, doutor!”, “Ah, não se preocupe! É só um
furúnculo!”.
2 — Leia a
tirinha a seguir e responda.
Disponível
em:
https://suburbanodigital.blogspot.com/2019/04/tirinha-do-armandinho-vendo-por-do-sol.html.
Acesso em: 26/06/2020.
a) Qual o significado da palavra “vendo” na placa do Armandinho?
R: A
palavra “vendo” da placa de Armandinho significa “observando”.
b) Como a palavra “vendo” foi compreendida pelo homem?
R: O homem
entendeu que Armandinho estava vendendo, isto é, entregando o sol em troca de
dinheiro.
c) Substitua a palavra “vendo” no sentido apresentado pelo
Armandinho por uma palavra que seja sinônima.
R: A
palavra sinônima a “vendo” é “observando”: “Observando o pôr do sol”.
d) Agora, substitua a palavra “vendo” a partir da compreensão do
homem por uma outra palavra com o mesmo significado.
R: A
palavra sinônima a “vendo (vender)” é “comercializo” ou “negocio”: “Comercializo
o pôr do sol”, “Negocio o pôr do sol”.
3 — Leia o
texto a seguir e responda.
Disponível
em: https://portfeevale2012.wordpress.com/2012/11/12/niveis-de-linguagem/. Acesso
em: 26/06/2020.
a) O que há de diferente no texto ao lado?
R: A forma
como o homem de terno falou é diferente daquela que os surfistas normalmente
falam.
b) Que tipo de linguagem foi utilizada pelo homem engravatado?
R: O homem de terno utilizou a linguagem formal.
c) Reescreva a fala do balão, adequando-a à situação de comunicação
da charge.
R: “Saca
só que onda maneira, brother! Vamos pegar essas ondas agora ou depois?”.
4 — Leia o texto e responda às questões.
Fonte:
GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 nov. 2003.
a) Qual o significado da gíria “fala sério” na tirinha?
R: A gíria
“fala sério” significa "não acredito" ou "mentira", serve
para expressar descontentamento.
b) Qual foi a linguagem utilizada no segundo quadrinho?
R: No
segundo quadrinho, foi utilizada a linguagem informal.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir