Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 3 - 6º Ano

 

GABARITO PET 3 – 6º ANO – Profª Bárbara Marinho

SEMANA 1

1 — Leia o texto a seguir.

Associação de Moradores do Bairro da Camboa

Prefeitura Municipal de Itapissuma, Pernambuco (PE),

Secretaria de Obras e Infraestrutura.

 

Itapissuma, Pernambuco — PE, 12 de agosto de 2018.

Assunto: Carta de reclamação — Ruas e avenidas esburacadas e lixo na via pública.

 

Excelentíssimo Senhor(a) Diretor(a) de Obras e Infraestrutura,

 

Em 20 de dezembro do ano de 2017, ao caminhar pelas ruas desta cidade, percebi nas proximidades da rua Amaro Grande, centro da cidade, a presença de buracos e focos de lixo na via pública, ocasionando extremo mau cheiro, sujeira, ratos e baratas.

Por confiar e conhecer a responsabilidade desta Instituição Pública, venho por meio desta carta reclamar o fato mencionado anteriormente, tendo em vista o meu direito enquanto cidadã a ter uma cidade limpa e organizada, afinal, todos nós trabalhamos e pagamos nossos impostos, previstos na Constituição Federal e destinados a manter a organização de nossa cidade e seu ordeiro funcionamento. Ao ver a rua onde moro, cheia de buracos e repleta de lixo, não poderia deixar de reclamar.

Ressalto ainda que esta referida Associação já havia entrado em contato com esta Secretaria a fim de solucionar o problema, no entanto, nenhuma iniciativa foi tomada, o lixo e os buracos ainda nos causam grandes problemas. Crianças estão adoecendo devido ao mau cheiro, e a presença de ratos e insetos é um risco à saúde de todos. Eu e toda a comunidade esperamos há meses pela resolução deste problema que se estende e se agrava a cada dia.

Contamos com a seriedade e comprometimento de V.Sa. e seu inegável respeito aos direitos do cidadão.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, eventuais dúvidas e conversas.

Sinceros agradecimentos,

Ana Marta de Souza Lemos

Presidente da Associação de Moradores do Bairro da Caboa

Disponível em: encurtador.com.br/hsBEM. Acesso em: 26/06/2020.

a) A quem se destina a carta de reclamação?

R: A carta de reclamação destina-se ao Excelentíssimo Senhor(a) Diretor(a) de Obras e Infraestrutura.

b) Quem é a reclamante desta carta?

R: A reclamante é a Ana Marta de Souza Lemos, Presidente da Associação de Moradores do Bairro da Caboa.

c) Qual é o assunto tratado na carta?

R: A reclamante fala sobre a presença de buracos e focos de lixo no centro da cidade.

d) Ao relatar os fatos na carta, qual é o posicionamento da reclamante diante do problema?

R: A reclamante se posiciona como uma cidadã que possui o direito de viver em uma cidade limpa e organizada.

e) Quais os argumentos utilizados pela reclamante para que sua solicitação seja acatada?

R: A reclamante argumenta que paga seus impostos e que, por isso, tem o direito de viver em uma cidade limpa e organizada; as crianças estão adoecendo devido à presença do lixo que atrai ratos e insetos. Além disso, ela diz que a população está há meses esperando uma solução.

f) Se você recebesse essa carta de reclamação, qual seria sua resposta para a reclamante?

R: Resposta pessoal.

 

2 — Leia o texto a seguir e responda.

Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/. Acesso em: 26/06/2020.

a) Qual é a relação entre o cartum ao lado e a carta de reclamação da atividade 1?

R: Ambos representam a questão do lixo que é jogado de forma irregular nas ruas.

b) Qual a diferença entre o posicionamento do rapaz com o celular no cartum e a reclamante da carta de reclamação?

R: O rapaz julga correto jogar lixo na rua, já a reclamante pede para que o lixo seja retirado das ruas.

c) Que tipo de posicionamento dos cidadãos seria mais correto diante da problemática do lixo nas cidades?

R: O posicionamento mais correto é o da reclamante, pois além de deixar a cidade suja e feia, o lixo descartado de forma irregular nas ruas atrai animais e pode causar doenças.

 

3 — Leia o texto abaixo e responda.

Disponível em: https://www.far.fiocruz.br/2019/06/mayaro-dengue-zika-e-chikungunya-veja-semelhancas-ediferencas-entre-os-virus-transmitidos-por-mosquitos/. Acesso em: 05/07/2020.

a) Normalmente, em qual local podemos ver/encontrar textos como esse ao lado?

R: Esse tipo de texto pode ser encontrado em jornais e revistas tanto impressos quanto eletrônicos, panfletos informativos, hospitais, clínicas e postos de saúde.

b) Qual a finalidade desse texto?

R: A finalidade do texto é informar quais são os sintomas das doenças transmitidas por mosquitos.

c) A quem se destina esse texto?

R: O texto destina-se ao público em geral.

d) Qual a importância de publicações como esta?

R: Publicações como esta são importantes para informar a população sobre os diferentes sintomas das doenças transmitidas por mosquitos.

4 — Leia o texto abaixo e responda às questões.

Nova linhagem do vírus da zika está em circulação no Brasil e pode originar epidemia, diz estudo

Cientistas detectaram, em 2019, sequências genéticas de uma linhagem africana do vírus. Como ela nunca havia circulado no país, maior parte da população não tem anticorpos para combatê-la.

Uma nova linhagem do vírus da zika está em circulação no Brasil, segundo pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia.

Por meio de uma ferramenta que monitora as sequências genéticas do vírus, os cientistas detectaram, pela primeira vez no país, um tipo africano dele, com potencial de originar uma nova epidemia.

Segundo Artur Queiroz, um dos líderes do estudo, dois dados indicam que a linhagem circulou pelo Brasil em 2019:

• Ela foi encontrada em dois Estados distantes entre si: no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro;

• Os hospedeiros que “abrigavam” os vírus eram diferentes: um mosquito “primo” do Aedes aegypt, chamado Aedes albopictus, e uma espécie de macaco.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/06/24/. Acesso em: 26/06/2020.

a) Qual é o tema da notícia?

R: O tema da notícia é informar que nova linhagem do vírus da zika que está em circulação no Brasil pode originar uma nova pandemia.

b) Que tipo de reação essa reportagem pode provocar no leitor ou na comunidade em geral?

R: Essa reportagem pode fazer com que as pessoas tomem medidas de prevenção contra o novo vírus.

 

SEMANA 2

1 — Leia a explicação sobre o gênero textual fotorreportagem.

Fotorreportagem é um gênero do fotojornalismo que tem o objetivo de registrar o decorrer de um acontecimento real e das pessoas envolvidas nesse fato. Normalmente as imagens de uma fotorreportagem são acompanhadas de pouco texto, seja ele introdutório para cada imagem, ou legendas que acompanham cada clique.

Agora, leia o texto abaixo e responda.

MÃOS À OBRA

Por Marcos Zanutto

A evolução do homem está diretamente ligada à utilização das mãos como ferramenta de trabalho. Neste dia do trabalho, o ensaio fotográfico se propõe a ilustrar diversas atividades profissionais desenvolvidas, especialmente, com as mãos. É uma forma de homenagear os trabalhadores que colocam suas mãos a serviço da comunidade, tirando delas o seu sustento.

Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/transmidia/maos-a-obra-uma-fotorreportagemsobre-o-trabalhador-e-seu-oficio-2950933e.html. Acesso em: 26/06/2020.

a) Marque um X para as características do gênero fotorreportagem.

( ) É um gênero textual que tem grande carga informativa e/ou narrativa.

( ) Conta com um texto longo e faz uso da imagem como apenas uma ilustração do texto.

(X) Traz um texto objetivo que serve como guia para que o leitor compreenda as fotografias.

b) Do que trata essa fotorreportagem?

R: Essa fotorreportagem trata das profissões que utilizam as mãos como ferramenta de trabalho.

c) O que pode ter motivado a criação dessa fotorreportagem?

R: A criação dessa fotorreportagem foi motivada pelo dia do trabalho.

d) Qual a importância das fotorreportagens na sociedade?

R: As fotorreportagens têm importância na sociedade, pois trazem imagens o que torna a leitura do texto mais fácil.

e) Se você pudesse escolher um tema para uma fotorreportagem, qual seria?

R: Resposta pessoal.

 

2 — Leia o texto abaixo e responda.

ENTREVISTA COM LARISSA MANOELA

Como você faz para conciliar trabalho e estudo?

Estou sempre focada na escola, a gente coloca o estudo em primeiro lugar porque nosso futuro depende disso. Acordo cedo para ir pra aula, venho pra casa, almoço e vou para o SBT. À tarde, eu gravo das 14 às 20 horas. Quando chego em casa, faço o dever, passo as cenas do outro dia com a minha mãe, faço as coisas daquele dia e descanso para aguentar o ritmo corrido. Ah, me alimento bem, com comidas saudáveis para aguentar tudo isso.

Você é bem ativa nas redes sociais. Qual a sua favorita no momento?

Bom, a febre agora é o Snapchat, eu gosto bastante e estou sempre filmando tudo. O pessoal consegue ficar mais próximo do meu dia a dia, o que estou fazendo, então eles gostam. Fico muito feliz que curtam, se inspirem e me tenham como exemplo. Sempre tento passar as coisas boas. Gosto do carinho que recebo de todo mundo. Também tem o Instagram, no qual vivo postando fotos. Estou muito feliz com meus seguidores que vem aumentando a cada dia. Já tenho 3 milhões e é bem gratificante esse carinho. Também tenho Twitter e vou lançar meu canal no YouTube. É ótimo tudo o que está acontecendo e o apoio que recebo dos meus fãs.

Conta pra gente: quem são seus ídolos?

Eu gosto muito da Selena Gomez como cantora e adoro o que ela faz, a garota é muito profissional. Tem o Justin Bieber, que é talentoso e tem músicas incríveis. A Demi Lovato, Taylor Swift, Katy Perry e Beyoncé, que é a diva das divas. Admiro muito esses cantores que atuam. No Brasil, o que mais gosto são as blogueiras e youtubers. Me inspiro nas maquiagens, nos looks, me identifico bastante, gosto de acompanhar os canais e seguir nas redes sociais.

Disponível em: https://todateen.uol.com.br/entrevista-com-larissa-manoela/. Acesso em: 26/06/2020.

a) A linguagem utilizada nas respostas de Larissa Manoela foi, predominantemente:

(A) formal.     (B) informal.             (C) culta.        (D) profissional.

b) A que público se destina esse tipo de entrevista?

R: Esse tipo de entrevista destina-se ao público infanto-juvenil que gosta da artista Larissa Manoela.

c) Qual a temática principal da entrevista com Larissa Manoela?

R: A entrevistadora quer saber detalhes sobre a vida de Larissa Manoela.

d) Onde circulam textos do gênero entrevista?

R: Os textos do gênero entrevista circulam em sites jornalísticos da internet e em revistas e jornais impressos.

e) Qual é a relevância desse tipo de entrevista para a comunidade em geral?

R: Para a comunidade em geral esse tipo de entrevista não possui relevância, apenas serve de entretenimento para o público que se identifica com a artista Larissa Manoela.

f) Que tipo de entrevista você acredita que poderia contribuir mais com a população?

R: O tipo de entrevista que poderia contribuir mais com a população em geral seriam aquelas com autoridades políticas ou especialistas em áreas de interesse geral como saúde, educação, economia, dentre outros.

g) Sublinhe no texto as opiniões de Larissa Manoela sobre os estudos.

R: O aluno deve sublinhar o seguinte trecho: “a gente coloca o estudo em primeiro lugar porque nosso futuro depende disso”.

 

3 — Leia o texto e responda.

Disponível em: https://www.twccomunicacao.com.br/blog/propaganda/no-dia-mundial-da-agua-infografico-da-dicas-deeconomia-6979. Acesso em: 26/06/2020.

a) Uma revista fez essa publicação sobre economia de água e gostaria da opinião dos leitores sobre essa temática. Escreva para a revista, falando o que você achou da publicação e qual a importância de publicações como essa para a sociedade.

R: Resposta pessoal. O aluno pode falar que gostou do infográfico, pois conscientiza a população sobre a importância de se economizar água.

 

4 — Leia os textos a seguir e responda às questões.

TEXTO 1

Hábitos alimentares de 6 lugares no mundo que são ótimos para a sua saúde...

1. Japão: menos carne vermelha e mais mastigação.

2. França: comer com moderação, mas apreciando o prato de verdade.

3. Países nórdicos: frutas vermelhas e peixes de águas profundas.

4. Grécia e Itália: benefícios da dieta mediterrânea.

5. Índia: especiarias e dieta vegetariana.

6. Espanha: descansar após o almoço e fazer a própria comida.

Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/10/04/habitos-alimentares-de-6-lugares-nomundo-que-sao-otimos-para-a-sua-saude.htm. Acesso em: 26/06/2020.

TEXTO 2

7 hábitos alimentares que vão mudar sua relação com a comida

1. Preste atenção às sensações (degustação).

2. Evite dietas restritivas.

3. Entenda a diferença entre emagrecer e perder peso.

4. Conheça os grupos de alimentos.

5. Equilibre suas refeições.

6. Diminua o sal e invista nos temperos.

7. Conheça os temperos doces e reduza o açúcar.

Disponível em: https://superafarma.com.br/7-habitosalimentares-que-vao-mudar-sua-relacao-com-a-comida/. Acesso em: 26/06/2020.

a) Qual é o assunto tratado nos dois textos?

R: Os dois textos são sobre alimentação.

b) Em que veículos foram publicadas as informações presentes nos dois textos (consulte a fonte para saber)?

R: O primeiro texto foi publicado no site UOL e o segundo no site da indústria farmacêutica Supera Farma.

c) A estrutura escolhida para apresentar as informações nos dois textos foi a de:

(A) parágrafos.          (B) versos.      (C) listas.        (D) estrofes.

d) Qual é a relevância da temática dos textos lidos para a sociedade?

R: A sociedade atual tem se alimentado de maneira muito ruim, por isso é importante abordar temas sobre a alimentação saudável.

 

SEMANA 3

1 — Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.

ENTENDA MELHOR O QUE ACONTECE COM A NATUREZA

Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as pessoas não cuidam direito dela? Então, vamos lá! Imagine que você não gosta de escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente. O que você faz? Bom, todo mundo sabe que a melhor coisa a se fazer é procurar logo um bom dentista para ele descobrir o que está acontecendo. Se for uma cárie, ele vai ter que fazer um tratamento, quem sabe uma obturação. Mas se você deixar esse dente doendo sem parar e não fizer nada, pode chegar uma hora em que ele já vai estar tão prejudicado que pode acabar caindo. Ou, então, quando finalmente resolver ir ao dentista, ele pode até arrancar esse dente! E aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde da boca. Viu só? Funciona de forma parecida também com a natureza: ela começa a nos dar sinais de que está sendo prejudicada, de que está “sentindo dor” e, se ninguém fizer nada, os resultados podem ser os piores possíveis.

Disponível em: http://criancas.uol.com.br/. Acesso em: 26/06/2020.

a) No texto, qual fato é comparado com os sinais da natureza?

R: A dor de dente é comparada aos sinais da natureza.

b) Transcreva uma opinião do autor presente no texto lido.

R: “E aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde da boca”.

c) Você concorda com a opinião do autor sobre a relação do homem com a natureza? Por quê?

R: Resposta pessoal.

 

2 — Leia o texto.

EXTRAORDINÁRIO

Dizer que Extraordinário é extraordinário não seria exagero da minha parte, é um filme atual, pertinente e com uma incrível lição de vida. Auggie (Jacob Tremblay) é um garotinho que nasceu com um problema, passou por 27 cirurgias e infelizmente tem o rosto deformado. Passou a vida toda sendo ensinado pela mãe, mas ela agora acha que está na hora do filho ir para escola. O pai, acha que é melhor não, mas Nate (Owen Wilson) é o tipo do marido que apoia a esposa em todas as decisões, um homem sem dúvida fantástico e que nos tira boas risadas ao longo do filme, mesmo porque Extraordinário é assim, é lindo e também divertido.

Disponível em: https://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/12/extraordinario-resenha-do-filme.html. Acesso em: 26/06/2020.

a) Retire da resenha acima a opinião crítica sobre o filme “ Extraordiário” e transcreva-a.

R: “Dizer que Extraordinário é extraordinário não seria exagero da minha parte, é um filme atual, pertinente e com uma incrível lição de vida”.

b) A opinião crítica do autor da resenha sobre o filme foi positiva ou negativa? Por quê?

R: A opinião do autor foi positiva, pois ele apontou apenas aspectos positivos sobre o filme: elogia o pai do menino e diz que o filme é lindo e divertido.

c) Quais são os argumentos utilizados pelo autor da resenha para defender sua opinião em relação ao filme?

R: O autor coloca que o filme é atual, pertinente e transmite uma grande lição de vida. Além disso, ele argumenta que o filme é lindo e divertido.

 

3 — Escolha um filme que você já assistiu e escreva, em poucas linhas, uma resenha crítica. Indique sua opinião sobre ele, colocando argumentos para justificar sua opinião.

Nome do filme:

Resenha crítica:

R: Resposta pessoal.

 

SEMANA 4

1 — Leia o texto e responda.

Fonte: Revista Época – 10/07/2006

a) No primeiro quadrinho, a linguagem utilizada pelo médico foi:

(A) formal.                 (B) informal.              (C) técnica.                (D) poética.

b) Qual foi a linguagem utilizada pelo paciente no segundo quadrinho?

R: O paciente utilizou a linguagem informal.

c) Quais as marcas de oralidade presentes na tirinha lida? Transcreva-as abaixo.

R: As marcas de oralidade são: “Meu Deus, doutor!”, “Ah, não se preocupe! É só um furúnculo!”.

 

2 — Leia a tirinha a seguir e responda.

Disponível em: https://suburbanodigital.blogspot.com/2019/04/tirinha-do-armandinho-vendo-por-do-sol.html. Acesso em: 26/06/2020.

a) Qual o significado da palavra “vendo” na placa do Armandinho?

R: A palavra “vendo” da placa de Armandinho significa “observando”.

b) Como a palavra “vendo” foi compreendida pelo homem?

R: O homem entendeu que Armandinho estava vendendo, isto é, entregando o sol em troca de dinheiro.

c) Substitua a palavra “vendo” no sentido apresentado pelo Armandinho por uma palavra que seja sinônima.

R: A palavra sinônima a “vendo” é “observando”: “Observando o pôr do sol”.

d) Agora, substitua a palavra “vendo” a partir da compreensão do homem por uma outra palavra com o mesmo significado.

R: A palavra sinônima a “vendo (vender)” é “comercializo” ou “negocio”: “Comercializo o pôr do sol”, “Negocio o pôr do sol”.

 

3 — Leia o texto a seguir e responda.

Disponível em: https://portfeevale2012.wordpress.com/2012/11/12/niveis-de-linguagem/. Acesso em: 26/06/2020.

a) O que há de diferente no texto ao lado?

R: A forma como o homem de terno falou é diferente daquela que os surfistas normalmente falam.

b) Que tipo de linguagem foi utilizada pelo homem engravatado?

R: O homem de terno utilizou a linguagem formal.

c) Reescreva a fala do balão, adequando-a à situação de comunicação da charge.

R: “Saca só que onda maneira, brother! Vamos pegar essas ondas agora ou depois?”.

 

4 — Leia o texto e responda às questões.

Fonte: GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 nov. 2003.

a) Qual o significado da gíria “fala sério” na tirinha?

R: A gíria “fala sério” significa "não acredito" ou "mentira", serve para expressar descontentamento.

b) Qual foi a linguagem utilizada no segundo quadrinho?

R: No segundo quadrinho, foi utilizada a linguagem informal.

 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 5 - 6º Ano

Gabarito de Língua Portuguesa - PET Volume 6 - 8º ano

Gabarito de Língua Portuguesa - PET Volume 7 - 7º Ano