Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 4 - 6º Ano
Olá, pessoal!
Segue o gabarito do PET 4.
Deixem as dúvidas nos comentários ou entrem em contato pelo Instagram.
GABARITO PET 4 – 6º ANO – Profª Bárbara Marinho
SEMANA 1
1 — Leia o
texto abaixo e responda às questões.
Disponível
em: http://www.agenciasantarem.com.br/noticia/3583. Acesso em: 21/07/2020.
01. Que informações esse texto apresenta?
R: O texto
apresenta informações sobre a tuberculose, como sintomas e o que fazer caso a
pessoa apresente esses sintomas.
02. Onde circula esse tipo de texto?
R: Esse
tipo de texto circula em locais para tratamento de saúde como postos e hospitais.
03. Qual seria o título desse texto?
R: O
título do texto é: “Tuberculose”.
04. Qual o slogan do texto?
R: O
slogan do texto é: “Tosse por mais de 3 semanas é um sinal de alerta”.
2 — Leia o
texto abaixo e responda às questões.
Disponível
em: https://leituraprivada.wordpress.com/2009/06/25/lei-seca/. Acesso em:
21/07/2020.
01. Que ideia cada texto pretende divulgar?
R: O texto
pretende divulgar a ideia de que se a pessoa beber, não pode dirigir.
02. Quais elementos da linguagem não verbal esse texto
apresenta?
R: A
linguagem não verbal do texto é a imagem do carro que bateu num copo de
cerveja.
03. Qual a intenção do autor ao utilizar um carro e um copo no
texto?
R: O autor
tem a intenção de demonstrar o perigo da relação bebida e direção.
04. Que tipo de crítica esse texto faz?
R: O texto
critica a pessoa que utiliza bebidas alcoólicas e dirige.
3 — Releia os
textos das atividades anteriores e responda às questões a seguir.
01. Qual é o gênero dos dois textos lidos?
R: Os
textos pertencem ao gênero campanha comunitária.
02. Com que propósito comunicativo esses textos são divulgados?
R: O
propósito comunicativo é a conscientização, informação e instrução da população
a respeito da tuberculose e do perigo de ingerir bebidas alcoólicas e dirigir.
03. Em que os textos se assemelham?
R: Os
textos são semelhantes, pois alertam e informam a população em geral sobre
assuntos importantes.
SEMANA 2
1 — Leia o
texto abaixo e responda às questões a seguir.
Texto 1
"Não tem
absolutamente nada. O Adriano é um amigo que passou por aqui, esteve com a
gente em 2011, mas nada além disso. Veio ver os amigos, o jogo, nada além
disso", avisou.
Além de
descartar o ex-camisa 10, Duílio Monteiro Alves também falou da possibilidade
da chegada de reforços. O Timão, segundo ele, segue aberto a boas negociações.
Mas sem nenhum desespero...
Rodrigo
Vessoni. Meu Timão, 02 de agosto de 2020. Disponível em:
https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/295627/diretor-do-corinthians-nao-descarta-novos-reforcos-mas-esclarece-presenca-de-adriano-na-arena.
Acesso em: 21/07/2020.
01. Qual a finalidade desse texto?
R: O texto
possui a finalidade de informar.
02. Qual foi o motivo da presença de Adriano na Arena
Corinthians?
R: Adriano
foi até a Arena Corinthians, pois foi ver os amigos e assistir ao jogo.
03. Quais foram os jogadores descartados pela diretoria do
Corinthians?
R: Adriano
o “ex-camisa 10” foi o jogador descartado pelo clube.
2 — Leia o
texto a seguir e responda às questões.
Texto 2
Diretor do
Corinthians descarta retorno de Adriano ‘Imperador’. Diário do Nordeste, 02 de
agosto de 2020. Disponível em:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/diretor-do-corinthians-descarta-retorno-de-adrianoimperador-1.1978886#.
Acesso em: 21/07/2020.
01. Qual a finalidade do texto lido?
R: A
finalidade do texto é informar.
02. Após a presença de Adriano na Arena Corinthians, surgiu um
boato. Que boato foi esse?
R: O boato
de que o jogador seria contratado pelo Corinthians.
03. Sobre o que trata a notícia?
R: A
notícia trata da presença de Adriano no jogo do Corinthians que levantou boatos
de uma possível contratação do jogador pelo clube.
3 — Leia os
textos 1 e 2 das atividades anteriores e responda às questões a seguir.
01. Em quais veículos foram publicados esses textos?
TEXTO 1: site: meutimao (site do Cortinthians)
TEXTO 2: site: diariodonordeste
02. Qual a data de publicação das notícias?
R: A data
de publicação dos textos é: 21/07/2020.
03. Nos dois textos temos a presença da palavra “descarta”. Qual
o sentido de cada uma delas?
R: Em
ambos os textos a palavra “descarta” tem o sentido de “desconsidera”.
04. O que diferencia os fatos narrados nas duas notícias?
R: A
diferença entre os fatos é que o primeiro texto foi retirado de uma fonte
oficial, isto é, do site do próprio Corinthians e o segundo de um jornal
independente do time.
05. O texto 1 foi retirado do jornal on-line do próprio
Corinthians. Que impacto isso tem na notícia?
R: Por ser
uma fonte oficial de comunicação do clube, eles podem manipular a notícia e
fingir que não vão contratar o jogador. Assim é uma fonte parcial, isto é, que
emite julgamentos, opiniões e posicionamentos do clube.
06. Que texto aborda a notícia de forma mais parcial?
R: O texto
1 aborda o texto de forma mais parcial, pois é uma fonte de informação oficial
do clube.
07. Qual notícia passa mais credibilidade? Por quê?
R: A
notícia 2 passa mais credibilidade, pois a fonte é imparcial, isto é, conta com
os fatos e não com opiniões.
SEMANA 3
1 — Leia o
texto abaixo e faça o que se pede.
O
ASTRONOMO
Um astronomo distraído só se
interessava por estrelas. Toda noite, ele saia para estuda-las no céu.
Certa noite, caminhava como sempre
fazia, a cabeça voltada para o ceu e os olhos fixos nas estrelas. Não percebeu
um profundo poço na sua frente. Enquanto seguia, tropeçou e caiu no fundo do
poço.
— Socorro! — gritou ele. — Alguem me
ajude!
Ficou sentado no fundo do poço,
ensopado ate os ossos e pedindo ajuda. Um passante, ouvindo os seus gritos,
espreitou la de cima do poço.
— Ajude-me, por favor! — implorou o
astronomo. Eu estava tão ocupado em mirar as estrelas que não vi este buraco.
— A culpa e sua — disse-lhe o
passante. — Voce devia olhar por onde pisa.
Esopo.
Fábulas de Esopo. Tradução de Odail U. Sobral e Maria Stela Gonçalves. São
Paulo: Loyola, 1995. p. 43-44. (Adaptado para fins didáticos)
01. O que há de errado com o texto lido?
R: As
palavras do texto lido não estão acentuadas.
02. Agora que você percebeu o equívoco no texto, reescreva-o,
corrigindo-o.
R:
Sublinhei as palavras que foram acentuadas para você identificá-las com mais
facilidade.
O ASTRÔNOMO
Um
astrônomo distraído só se interessava por estrelas. Toda noite, ele saía
para estudá-las no céu.
Certa
noite, caminhava como sempre fazia, a cabeça voltada para o céu e os
olhos fixos nas estrelas. Não percebeu um profundo poço na sua frente. Enquanto
seguia, tropeçou e caiu no fundo do poço.
—
Socorro! — gritou ele. — Alguém me ajude!
Ficou
sentado no fundo do poço, ensopado até os ossos e pedindo ajuda. Um
passante, ouvindo os seus gritos, espreitou lá de cima do poço.
—
Ajude-me, por favor! — implorou o astrônomo. Eu estava tão ocupado em
mirar as estrelas que não vi este buraco.
—
A culpa e sua — disse-lhe o passante. — Você devia olhar por onde pisa.
2 — Leia o
texto e faça o que se pede.
O
CAVALO E O BURRO
O cavalo e o burro seguiam juntos
para a cidade O cavalo contente da vida folgando com uma carga de quatro
arrobas apenas e o burro coitado gemendo sob o peso de oito Em certo ponto, o
burro parou e disse
Não posso mais Esta carga excede às
minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmãmente, seis arrobas para
cada um
O cavalo deu um pinote e relinchou
uma gargalhada
Ingênuo Quer então que eu arque com
seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro Tenho cara de tolo
O burro gemeu
Egoísta lembre-se que se eu morrer
você terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha
O cavalo pilheriou de novo e a coisa
ficou por isso Logo adiante porém o burro tropica vem ao chão e rebenta
Chegam os tropeiros e sem demora
arrumam com as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta
Bem feito exclamou o papagaio Quem
mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro
egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso
Monteiro
Lobato. Disponível em:
<https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/06/25/o-cavalo-e-o-burro-fabula-texto-de-monteiro-lobato/>.
Acesso em: 22/07/2020. (Fragmento adaptado)
01. Perceba que no texto não há pontuação. Reescreva-o,
colocando a pontuação adequada no local certo.
R: O CAVALO E O BURRO
O
cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida,
folgando com uma carga de quatro arrobas apenas e o burro, coitado, gemendo sob
o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse:
Não
posso mais. Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso
irmãmente, seis arrobas para cada um.
O
cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada:
–
Ingênuo. Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem
continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?
O
burro gemeu:
–
Egoísta, lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de quatro
arrobas e mais a minha.
O
cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro
tropica, vem ao chão e rebenta.
Chegam
os tropeiros e, sem demora, arrumam com as oito arrobas do burro sobre as
quatro do cavalo egoísta.
–
Bem feito! – exclamou o papagaio – Quem mandou ser mais burro que o pobre burro
e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso.
3 — Leia o
poema abaixo e responda.
AMAR
Que pode
uma criatura senão,
entre
criaturas, amar?
amar e
esquecer, amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e
até de olhos vidrados, amar?
Que pode,
pergunto, o ser amoroso,
sozinho,
em rotação universal,
senão
rodar também, e amar?
amar o que
o mar traz à praia,
o que ele
sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou
precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar
solenemente as palmas do deserto,
o que é
entrega ou adoração expectante,
e amar o
inóspito, o cru,
um vaso
sem flor, um chão de ferro,
e o peito
inerte, e a rua vista em sonho, e
uma ave de
rapina.
Este o
nosso destino: amor sem conta,
distribuído
pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na
concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente,
de mais e mais amor.
Amar a
nossa falta mesma de amor,
e na
secura nossa amar a água implícita,
e o beijo
tácito, e a sede infinita.
Fonte: Carlos Drummond de Andrade. Claro
enigma. Rio de Janeiro: 1951.
01. O que as palavras destacadas têm em comum?
R: Todas
as palavras apresentam prefixos, isto é, elementos que são colocados antes das
palavras e que possuem significados. Na questão abaixo, destaco esses elementos
e coloco seus significados.
02. Reescreva as palavras destacadas no texto e diga o
significado de cada uma delas.
R: Todos
os prefixos, em destaque abaixo, transmitem a ideia de negação.
malamar: não amar.
desamar: deixar de amar.
ilimitada: sem limite.
ingratidão: sem gratidão.
infinita: sem fim.
03. Qual das palavras destacadas no poema é um neologismo, isto
é, uma palavra inventada?
R: O
neologismo ou palavra inventada é “malamar”.
04. Por que o poeta criou essa palavra?
R: O poeta
criou essa palavra para expressar algo que ele queria dizer, mas não existe na
língua portuguesa.
05. Que outra palavra da língua portuguesa poderia substituir a
palavra inventada pelo autor?
R: As palavras que poderiam substituir “malamar” são: odiar,
desprezar ou rejeitar.
SEMANA 4
1 — Leia as
informações abaixo e faça o que se pede.
SAIBA
DIFERENCIAR DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
Muita gente confunde, mas você sabia
que os sintomas da Zika, Dengue e Chikungunya são diferentes? Embora a
transmissão das três doenças possa se dar pela picada do Aedes Aegypti, as doenças se diferenciam em sintoma e tratamento.
• A Dengue causa febre alta com mais de 38° com duração de 4 a 7
dias. A vermelhidão na pele do paciente inicia-se a partir do quarto dia em 30
a 40% dos doentes. A dor de cabeça é alta em casos de dengue, e a conjuntivite
é rara.
• Na Zika, o paciente não tem febre ou tem febre baixa, em média
de 38,5° com duração de 1 a 2 dias. A vermelhidão na pele começa no primeiro ou
segundo dia da doença em 90 a 100% dos pacientes. A dor na cabeça é média. E em
50 a 90% dos casos, os pacientes com Zika têm conjuntivite.
• No caso da Chikungunya, a febre é mais de 38° com duração de 2
a 3 dias. A vermelhidão da pele dura do segundo ao quinto dia com frequência de
90 a 100% dos casos. A dor de cabeça também é média, e a conjuntivite acomete
30% dos pacientes.
Disponível
em:
https://medium.com/@ambr/saiba-diferenciar-dengue-zika-e-chikungunyaf432abdf0136.Acesso
em: 22/07/2020.
Agora que você já conhece as três doenças causadas pelo Aedes
Aegypti, construa um infográfico com todas as informações lidas. Seja criativo
e fique atento à explicação sobre o que é um infográfico.
Infográfico é uma ferramenta que
serve para transmitir informações através do uso de imagens, desenhos e demais
elementos visuais gráficos. Normalmente, o infográfico acompanha um texto,
funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.
Disponível
em: https://www.significados.com.br/infografico/. Acesso em: 22/07/2020.
R:
Resposta pessoal.
2 — Leia o
título e o subtítulo da notícia abaixo e faça o que se pede.
G1 São
Paulo. Disponível em:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/justica-determinaque-cachorro-more-em-condominio-de-ribeirao-preto.html.
Acesso em: 22/07/2020.
Imagine que você é um dos moradores e é contra a decisão da
justiça em manter o cão no condomínio. Para defender o seu posicionamento, você
escreverá uma carta ao Portal G1, explicando o motivo pelo qual o cãozinho não
poderá ser um morador.
R:
Resposta pessoal.
3 — Agora,
você deverá tomar outro tipo de posicionamento, sendo a favor da decisão
judicial. Escreva nas linhas abaixo o contra-argumento, para que os moradores
deixem o cachorro permanecer no condomínio.
R:
Resposta pessoal.
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