Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 5 - 7 º Ano

 Olá, pessoal!

Vamos ao gabarito do PET 5 de Língua Portuguesa do 7º Ano.


GABARITO PET 5 – 7º ANO – Profª Bárbara Marinho

SEMANA 1

ATIVIDADE 1 – Leia as informações abaixo sobre texto dramático.

Os Textos Teatrais ou Dramáticos são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa.

São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidas por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao tipo textual narrativo.

Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividido em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens.

Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 12/08/2020. (Adaptado)

Agora, leia um exemplo de texto dramático.

O JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA - CENA IV

FAUSTINO – Maricota...

MARICOTA – Fui bem desgraçada em dar meu coração a um ingrato!

FAUSTINO, enternecido – Maricota!

MARICOTA – Se eu pudesse arrancar do peito esta paixão...

FAUSTINO – Maricota, eis-me a teus pés! (Ajoelha-se, e enquanto fala, Maricota ri-se, sem que ele veja.) Necessito de toda a tua bondade para ser perdoado!

MARICOTA – Deixe-me.

FAUSTINO – Queres que morra a teus pés? (Batem palmas na escada.)

MARICOTA, assustada – Quem será? (Faustino conserva-se de joelhos.)

CAPITÃO, na escada, dentro – Dá licença?

MARICOTA, assustada – É o capitão Ambrósio! (Para Faustino:) Vá-se embora, vá-se embora! (Vai para dentro, correndo.)

FAUSTINO levanta-se e vai atrás dela – Então, o que é isso?... Deixou-me!... Foi-se!... E esta!... Que farei?... (Anda ao redor da sala como procurando aonde esconder-se.) Não sei onde esconder-me... (Vai espiar à porta, e daí corre para a janela.) Voltou, e está conversando à porta com um sujeito; mas decerto não deixa de entrar. Em boas estou metido, e daqui não... (Corre para o judas, despe-lhe a casaca e o colete, tira-lhe as botas e o chapéu e arranca-lhe os bigodes.) O que me pilhar tem talento, porque mais tenho eu. (Veste o colete e casaca sobre a sua própria roupa, calça as botas, põe o chapéu armado e arranja os bigodes. Feito isso, esconde o corpo do judas em uma das gavetas da cômoda, onde também esconde o próprio chapéu, e toma o lugar do judas.) Agora pode vir... (Batem.) Ei-lo! (Batem.) Aí vem!

Fonte: Martins Pena. Comédias. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. (fragmento)

01 – Aponte duas características que indicam que esse trecho pode ser classificado como um texto teatral ou dramático.

R: As características que indicam que esse trecho pode ser classificado como um texto teatral ou dramático são: o enredo é apresentado por meio das falas das personagens e as ações são apresentadas por meio das rubricas, que são as partes do texto apresentadas entre parênteses.

02 – Qual os personagens presentes na cena IV?

R: As personagens presentes na cena IV sã Faustino e Maricota.

03 – Transcreva duas passagens do texto que evidenciam a ação dos personagens na cena.

R: As ações das personagens estão entre parênteses.

MARICOTA, assustada – É o capitão Ambrósio! (Para Faustino:) Vá-se embora, vá-se embora! (Vai para dentro, correndo.)

FAUSTINO levanta-se e vai atrás dela – Então, o que é isso?... Deixou-me!... Foi-se!... E esta!... Que farei?... (Anda ao redor da sala como procurando aonde esconder-se.)

04 – Que tipo de relacionamento pode haver entre Maricota e Faustino?

R: Entre Maricota e Faustino pode haver um relacionamento amoroso.

05 – Martins Pena é considerado um importante autor brasileiro para o teatro/drama. Acesse o seguinte endereço, leia a sua biografia e conheça suas obras:

https://www.academia.org.br/academicos/martins-pena/biografia

 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

Disponível em: <https://bichinhosdejardim.com/page/3/>.Acesso em: 12/08/2020.

01 – Qual o assunto tratado na tirinha?

R: A tirinha trata do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19.

02 – Onde está o humor dessa tirinha?

R: O humor está no último quadrinho em que a personagem revela que gostaria que a pandemia acabasse para ela continuar em casa.

03 – Você se identifica com a personagem? Como se sente em relação à pandemia?

R: Resposta pessoal.

 

ATIVIDADE 3 – Leia o texto e responda às questões.

Alexandre Beck. Armandinho. Disponível em: <https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1620487861329847>. Acesso em: 12/08/2020.

01 – O que Armandinho quis dizer com “telefone sem fio” e o que seus amigos entenderam?

R: Armandinho referiu-se a uma brincadeira infantil em que uma pessoa fala uma frase no ouvido de outra e esta passa o recado até que e a última tem que falar a frase em voz alta.

02 – Qual a crítica feita nessa tirinha?

R: A tirinha critica o uso excessivo de celular pelas crianças.

 

ATIVIDADE 4 – Leia a tirinha e responda ao que se pede.

Fernando Gonsales. Niquel Náusea. Disponível em: <http://www.objetivo.br/conteudo.asp?ref=contF&id=3921>. Acesso em: 12/08/2020.

01 – A tirinha contém

(A) ironia.

(B) crítica social.

(C) ambiguidade.

02 – Que trecho evidencia o recurso indicado na questão anterior?

R: O trecho que evidencia o recurso indicado na questão anterior é: “é o novo Drummond”.

 

SEMANA 2

ATIVIDADE 1 – Leia o texto e faça o que se pede.

O ÚLTIMO PEDAÇO DE FRANGO

Estava ouvindo a leitura das crônicas que pedira aos meus alunos cujo tema era a culinária mineira

Então meu aluno Nirton contou

Certo dia só havia sobrado um pedaço de frango com quiabo que minha mãe havia feito no almoço Meu irmão e eu estávamos brincando na rua quando escureceu e o estômago roncou Para provocá- -lo eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco soltando papagaio

Ô Nelson só tem um pedaço de frango pro jantar E comecei a correr Nelson então começou a recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima sabendo o quão rápido era meu irmão Cheguei afobado na panela e coloquei desajeitadamente no meu prato o último pedaço de frango A baba estava tanta que a asinha voou e foi aterrissar longe no chão

Nisso, ele fez uma pausa a meu pedido então perguntei à turma

Como será que acabou a história

Célio deu o desfecho mais inesperado que provocou gargalhadas diante de tanta maldade

Ele jogou de volta na panela e deixou para o irmão comer

Mas o final foi bem diferente Conta o Nirton

Meu irmão chegou muito rápido mas quem foi mais rápida foi a Faísca minha cachorra

Ela pegou no chão o último pedaço do frango e embarafustou pelo mato adentro Nem para mim nem pra ele concluiu meu aluno pesaroso

Fonte: PEREIRA, Ilma. Risos e sustos: crônicas divertidas de sala de aula. Belo Horizonte: Editora Machado, 2019.

01 – Veja que o texto lido não possui pontuação. Pontue-o adequadamente.

Resposta:

O ÚLTIMO PEDAÇO DE FRANGO

Estava ouvindo a leitura das crônicas que pedira aos meus alunos, cujo tema era a culinária mineira.

Então, meu aluno Nirton contou:

– Certo dia, só havia sobrado um pedaço de frango com quiabo que minha mãe havia feito no almoço. Meu irmão e eu estávamos brincando na rua, quando escureceu e o estômago roncou. Para provocá-lo, eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco soltando papagaio:

– Ô Nelson, só tem um pedaço de frango pro jantar! – E comecei a correr. Nelson, então, começou a recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima, sabendo o quão rápido era meu irmão. Cheguei afobado na panela e coloquei desajeitadamente no meu prato o último pedaço de frango. A baba estava tanta que a asinha voou e foi aterrissar longe no chão.

Nisso, ele fez uma pausa a meu pedido então perguntei à turma:

– Como será que acabou a história?

Célio deu o desfecho mais inesperado que provocou gargalhadas diante de tanta maldade:

Ele jogou de volta na panela e deixou para o irmão comer.

Mas o final foi bem diferente. Conta o Nirton:

– Meu irmão chegou muito rápido, mas quem foi mais rápida foi a Faísca, minha cachorra.

– Ela pegou no chão o último pedaço do frango e embarafustou pelo mato adentro. Nem para mim, nem pra ele – concluiu meu aluno pesaroso.

 

02 – Indique nas linhas abaixo a pontuação utilizada por você no texto e indique motivo de seu uso.

R: Os pontos finais foram utilizados para marcar o final de cada enunciado, cujo conteúdo era uma afirmação.

Os travessões foram utilizados para marcar introduzir e finalizar as falas das personagens.

As vírgulas foram utilizadas para:

Separar adjunto adverbial deslocado: “Então,”; “Certo dia,”; “, então,”

Separar vocativo: “Ô Nelson,”

Separar aposto: “Faísca, minha cachorra”

Separar orações: “Meu irmão e eu estávamos brincando na rua, quando escureceu e o estômago roncou. Para provocá-lo, eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco soltando papagaio”.

“começou a recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima, sabendo o quão rápido era meu irmão”.

Separar expressões iguais: nem..., nem (“Nem para mim, nem pra ele”)

            Os dois-pontos foram utilizados para introduzir as falas das personagens.

            A interrogação foi utilizada para marcar um enunciado que tinha uma pergunta: “Como será que acabou a história?”.

            A exclamação foi utilizada para marcar um enunciado que tinha uma certa expressão de provocação, ironia: “Ô Nelson, só tem um pedaço de frango pro jantar!”.

 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto abaixo e responda às questões.

Nesta sexta-feira (17) faz 20 anos que morreu no Rio de Janeiro o mais carioca dos mineiros, apontado por muitos críticos e leitores como o poeta moderno mais importante do Brasil.

Naquele agosto de 1987, ele andava desconcertado com a morte de sua única filha, Maria Julieta, de câncer, doze dias antes. Amigos contaram na época que ao dar entrada no hospital, Carlos Drummond de Andrade pediu ao médico que lhe receitasse um infarto fulminante.

O desinteresse pela vida, aos 84 anos, foi no mínimo curioso em se tratando de um homem que a celebrou em sua vasta obra. Observador atento do Brasil, do mundo e, sobretudo, do comportamento humano, Drummond publicou mais de 80 títulos originais entre livros de poesia, contos, ensaios e crônicas. Isso sem contar as antologias e traduções para o alemão, búlgaro, chinês, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, norueguês e sueco.

Nascido em 1902 em Itabira, Minas Gerais, o poeta não contou com o estímulo dos pais, fazendeiros decadentes, para seguir sua vocação. Ao contrário, foi praticamente obrigado a cursar uma faculdade, ter um diploma, e acabou formando-se em Farmácia.

Adolescente, foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por “insubordinação mental”. De volta a Minas, onde deu prosseguimento aos estudos, não resistiu à tentação e fundou “A Revista”, primeira manifestação inequivocamente modernista de que participou.

Em 1934, transferiu-se definitivamente para o Rio de Janeiro, onde viveu a maior parte do tempo num discreto apartamento na Rua Conselheiro Lafaiete, no Posto 6, em Copacabana, Zona Sul. Foi chefe de gabinete do lendário ministro da Educação de Vargas, Gustavo Capanema, e funcionário do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde trabalhou até se aposentar em 1962. Esses empregos garantiram o pão de cada dia porque o dinheiro da venda de livros sempre foi curto.

Como colaborador dos principais jornais do Rio, o cronista aprofundou sua relação de amor e admiração com a cidade. E a cidade respondeu positivamente, a recíproca foi verdadeira. Em 1987, a Mangueira foi campeã do carnaval carioca ao levar para a passarela o nome e a obra do poeta.

E sua estátua num banco da Praia de Copacabana é prova definitiva de que continua sendo uma grande personagem da cidade, agora instalado para sempre num posto avançado de observação do cotidiano carioca. É ali, em frente à estátua, que a Editora Record, dona dos direitos de toda a obra do poeta, distribui rosas e postais com frases dele para quem passar a partir das 17h.

G1, Rio de Janeiro. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL89586-5606,00-A+ANOS+SEM+DRUMMOND+POETA+E+A+CARA+DO+RIO.html. Acesso em: 12/08/2020.

01 – Qual o assunto tratado nesta notícia?

R: O texto trata dos 20 anos da morte do poeta Carlos Drummond de Andrade.

02 – Veja que a notícia está sem título. Que título você daria ao texto?

R: Resposta pessoal. Sugestão: “20 anos sem Carlos Drummond de Andrade”.

03 – Na primeira linha do texto, o que quer dizer a expressão “o mais carioca dos mineiros”?

R: A expressão “o mais carioca dos mineiros” quer dizer que Drummond nasceu em Minas Gerais, mas viveu no Rio de Janeiro.

04 – Você conhece algum texto de Carlos Drummond de Andrade?

R: Resposta pessoa. Se você não conhece, procure na internet por poemas e crônicas do autor. Vale a pena conhece-lo.

 

ATIVIDADE 3 – Veja as charges e indique a crítica de cada uma delas.


TEXTO

CRÍTICA

Texto 1

Desmatamento.

Texto 2

Falta de convivência familiar.

Texto 3

Consumismo.

Texto 4

Falta de coleta de lixo.

 

SEMANA 3

ATIVIDADE 1 – Veja a explicação de palavras primitivas e derivadas.

As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. Exemplo: A palavra festa não vem de nenhuma outra palavra.

Já as palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua. Exemplo: A palavra pedreiro vem de pedra.

01 – Leia as tirinhas e circule as palavras derivadas de cada uma delas.

TEXTO 1

Disponível em: <http://portugueixa.blogspot.com/2010/04/no-3-quadrinho-aparece-o-substantivo.html>. Acesso em: 13/08/2020.

R: Palavra derivada do texto 1: Fogueira.

TEXTO 2

Bill Watterson. Estadão. Disponível em: <https://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/post/40596195989/por-bill-watterson-via-estadao>. Acesso em: 13/08/2020.

R: Palavra derivada do texto 2: Calorosa.

TEXTO 3

Disponível em: <https://tirasarmandinho.tumblr.com/>. Acesso em: 13/08/2020.

R: Palavra derivada do texto 3: Perigosa.

 

02 – Agora, registre na tabela as palavras derivadas encontradas em cada texto e a palavra na qual cada uma se origina, isto é, a palavra primitiva.

TEXTO

PALAVRA DERIVADA

PALAVRA PRIMITIVA

Texto 1

Fogueira

Fogo

Texto 2

Calorosa

Calor

Texto 3

Perigosa

Perigo

03 – O processo de derivação é importante para as línguas. Você imagina por quê?

R: O processo de derivação é importante, pois gera novas palavras e aumenta o vocabulário.

 

ATIVIDADE 2 – Leia o texto e responda às questões.

Um dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos lá na cozinha. De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura.

Olhou para sua mãe e lhe perguntou:

— Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?

A mãe respondeu:

— Bom, cada vez que você faz algo de ruím e me faz chorar ou me faz triste, um de meus cabelos fica branco. Assim vou ficando mais velha.

A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse:

— Mãe, por que todos os cabelos de minha avó estão brancos?

Disponível em: <http://piadaska.blogspot.com/2015/03/piadas-para-criancas.html> Acesso em: 13/08/2020. (adaptado)

01 – Leia os trechos e indique as circunstâncias de cada um, eles podem indicar tempo, lugar, modo, intensidade, dúvida, afirmação ou negação.

a) “...uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos na cozinha.”

R: lugar.

b) “De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos...”

R: modo.

c) “Assim vou ficando mais velha.”

R: intensidade.

d) “A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse...”

R: modo.

 

ATIVIDADE 3 – Leia o texto abaixo e faça o que se pede.

LENDA DA MAMDIOCA

Em épocas remotas, a filha de um poderosso cacique foi expulça de sua tribo e foi viver em uma velha hoca distante por ter emgravidado misteriosamente. Parrentes iam levar-lhi comida para seu sustento, assim a índia viveu até dar à luz a uma limda menina, muito bramca a qual xamou de Mani.

A notícia do nacimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande xefe cacique esqueçer as dores e rancores e crusar os rios para ver sua filha. O novo avô si rendeu aos encantos da linda criança a qual se tornou muito amada por todos. No entanto, ao completar três anos, Mani moreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe ficou desolada e enterrou a filha dentro da hoca onde vivia e sobre ela deramou seu pranto por oras. Mesmo com os olhos cansados e xeios de lágrima ela viu brotar de lá uma planta que creceu rápida e fresca. Todos vieram ver a planta miraculosa que mostrava raízes de cor marrom por fora e bramca por demtro.

Os índios provaram daquela rais e deram-lhi o nome de Manioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e hoca por ter nascido dentro de uma hoca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca.

Disponível em: <https://angicoesuaslendas.blogspot.com.br/2016/04/lenda-da-mandioca_15.html>. Acesso em: 13/08/2020. (adaptado)

01 – O que há de inadequado no texto em relação à sua forma escrita?

R: A grafia de algumas palavras está errada.

02 – Marque os trechos que estão inadequados no texto.

LENDA DA MAMDIOCA

Em épocas remotas, a filha de um poderosso cacique foi expulça de sua tribo e foi viver em uma velha hoca distante por ter emgravidado misteriosamente. Parrentes iam levar-lhi comida para seu sustento, assim a índia viveu até dar à luz a uma limda menina, muito bramca a qual xamou de Mani.

A notícia do nacimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande xefe cacique esqueçer as dores e rancores e crusar os rios para ver sua filha. O novo avô si rendeu aos encantos da linda criança a qual se tornou muito amada por todos. No entanto, ao completar três anos, Mani moreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe ficou desolada e enterrou a filha dentro da hoca onde vivia e sobre ela deramou seu pranto por oras. Mesmo com os olhos cansados e xeios de lágrima ela viu brotar de lá uma planta que creceu rápida e fresca. Todos vieram ver a planta miraculosa que mostrava raízes de cor marrom por fora e bramca por demtro.

Os índios provaram daquela rais e deram-lhi o nome de Manioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e hoca por ter nascido dentro de uma hoca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca.

 

03 – Agora, reescreva o texto, corrigindo os trechos inadequados.

LENDA DA MANDIOCA

Em épocas remotas, a filha de um poderoso cacique foi expulsa de sua tribo e foi viver em uma velha oca distante por ter engravidado misteriosamente. Parentes iam levar-lhe comida para seu sustento, assim a índia viveu até dar à luz a uma linda menina, muito branca a qual chamou de Mani.

A notícia do nascimento se espalhou por todas as aldeias e fez o grande chefe cacique esquecer as dores e rancores e cruzar os rios para ver sua filha. O novo avô si rendeu aos encantos da linda criança a qual se tornou muito amada por todos. No entanto, ao completar três anos, Mani morreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe ficou desolada e enterrou a filha dentro da oca onde vivia e sobre ela derramou seu pranto por horas. Mesmo com os olhos cansados e cheios de lágrima ela viu brotar de lá uma planta que cresceu rápida e fresca. Todos vieram ver a planta miraculosa que mostrava raízes de cor marrom por fora e branca por dentro.

Os índios provaram daquela raiz e deram-lhe o nome de Mandioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e oca por ter nascido dentro de uma oca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca.

 

SEMANA 4

ATIVIDADE 1 – Leia as informações abaixo sobre o gênero notícia e faça o que for solicitado.

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. Esses textos geralmente são curtos e buscam objetividade no relato, ao mesmo tempo que querem conquistar o leitor. Um outro fator importante em um texto noticioso é o lide, também chamado no Brasil de “cabeça”, é a abertura do texto da notícia ou da reportagem. A palavra é proveniente do inglês lead, que significa “guiar”, “conduzir”. Concentrado nos primeiros parágrafos do texto, o lide apresenta sucintamente o assunto ou destaca o fato essencial, o clímax da história: está concentrado geralmente nos dois primeiros parágrafos e responde a perguntas básicas (quem, o que, quando, onde, como, por quê), resumindo e situando o leitor quanto aos principais aspectos da notícia. Mediante esse contexto, a notícia trata sempre de algo acontecido na realidade, é importante relatar não só o fato, mas oferecer o máximo de dados possíveis para que ele pareça verdadeiro e a notícia, confiável.

Disponível em: <http://ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/069.pdf>. Acesso em: 25/08/2020

01 – Agora, que você conhece como a notícia se estrutura, escolha um dos temas abaixo para escrever uma notícia a respeito.

( ) Vacina contra o coronavírus.

( ) O retorno do futebol na pandemia.

( ) Shows em formato de drive-in.

Resposta pessoal.

 

02 – Leia os textos a seguir sobre os temas acima para que sirva de inspiração para sua notícia.

TEXTO 1

Rússia diz que médicos serão vacinados contra Covid-19 em 2 semanas e rejeita preocupações com segurança

País se tornou, na terça-feira (11), o primeiro do mundo a registrar uma vacina contra a Covid-19; comunidade internacional ainda tem receios quanto à imunização, entretanto, porque não foram publicados estudos científicos atestando a eficácia e a segurança dela.

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira (12), que o primeiro lote de sua vacina contra a Covid-19 estará pronto para ser aplicado em alguns médicos em duas semanas. O país também rejeitou as preocupações “sem fundamento” em relação à segurança do imunizante levantadas por alguns especialistas, devido à rápida aprovação da vacina por Moscou.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na terça-feira (11) que a Rússia havia se tornado o primeiro país a dar aprovação regulatória para uma vacina contra a Covid-19, depois de menos de dois meses de testes em humanos.

A vacina ainda não concluiu os testes em estágio avançado. Alguns cientistas temem que Moscou esteja colocando o prestígio nacional à frente da segurança.

Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/12/russia-diz-que-medicos-serao-vacinados-contracovid-19-em-2-semanas-e-rejeita-preocupacoes-com-seguranca.ghtml>. Acesso em: 13/08/2020.

TEXTO 2

Brasileirão tem dezenas de casos de covid-19, e retorno do futebol é criticado

Jogos são adiados na primeira rodada e CBF é obrigada a mudar o protocolo

O São Paulo viajou até Goiânia e entrou em campo, no último domingo (9), mas não houve jogo. Horas antes da partida, dos 26 exames realizados em jogadores do Goiás, 10 testaram positivo para o novo coronavírus, sendo oito titulares.

Avisado momentos antes da partida, o clube do Centro-Oeste tentou o adiamento e não obteve posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A suspensão foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), faltando poucos minutos para o início do jogo.

O jornalista Ubiratan Leal, da ESPN e Central3, criticou a falta de ações para barrar o confronto. “Só de existir uma discussão sobre a realização do jogo já foi uma vergonha. Deixar isso para 10 minutos antes do pontapé inicial é surreal. Era para ser adiamento automático, e o protocolo deveria prever isso. Sem conversa.”

O também jornalista Walter Falceta publicou um texto no qual chama a atenção para a possibilidade de aumento de contágios caso a partida ocorresse. “Como cerca de 250 pessoas são mobilizadas direta ou indiretamente para um jogo desses, todos poderia ter sido infectados caso o jogo tivesse ocorrido. Se pensarmos nas famílias desses profissionais, mil pessoas teriam corrido o risco de contrair a doença”, alertou.

Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/esportes/2020/08/brasileirao-covid-volta-futebol/>. Acesso em: 13/08/2020.

TEXTO 3

Show drive-in de Nando Reis em Santa Luzia, na Grande BH, é cancelado

Apresentação do músico seria no dia 22 de agosto.

O artista Nando Reis teve seu show drive-in cancelado no Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A apresentação seria no dia 22 de agosto e fazia parte do DRIVE Festival, que também teria shows de Dubdogz, na sexta-feira (14), e Patati Patatá, no sábado (15), todos cancelados.

A produção do evento disse, sem entrar em detalhes, que o cancelamento ocorreu “por razões alheias à vontade da produção”. E informou que todos os ingressos já adquiridos serão reembolsados. Os ingressos custaram R$ 120 por carro.

Para ter o valor estornado é necessário encaminhar um e-mail para reembolsodrivefestival@gmail. com com o nome do titular do cartão usado na compra, nome do evento e o número do pedido.

A produção do evento se colocou à disposição para mais esclarecimentos pelas mensagens diretas em seu canal no Instagram.

Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/esportes/2020/08/brasileirao-covid-volta-futebol/>. Acesso em: 13/08/2020.

ATIVIDADE 2 – Agora é a hora de criar a notícia sobre o tema que você escolheu. Não esqueça de toda a estrutura desse gênero textual. Perceba que, além do título, usa-se, geralmente, também um título auxiliar que complementa o título principal. O lide deve estar no início do texto e o corpo da notícia é, geralmente, curto. Reflita também sobre o seu público-alvo (para quem deseja redigir a notícia). Use a criatividade e, se possível, pesquise mais a respeito do tema.

Resposta pessoal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 5 - 6º Ano

Gabarito de Língua Portuguesa - PET Volume 6 - 8º ano

Gabarito de Língua Portuguesa - PET Volume 7 - 7º Ano