Gabarito de Língua Portuguesa PET Volume 5 - 7 º Ano
Olá, pessoal!
Vamos ao gabarito do PET 5 de Língua Portuguesa do 7º Ano.
GABARITO PET 5 – 7º ANO – Profª
Bárbara Marinho
SEMANA 1
ATIVIDADE
1 –
Leia as informações abaixo sobre texto dramático.
Os Textos Teatrais ou Dramáticos são
aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em
poesia ou prosa.
São, portanto, peças de teatro
escritas por dramaturgos e dirigidas por produtores teatrais e, em sua maioria,
são pertencentes ao tipo textual narrativo.
Ou seja, o texto teatral apresenta
enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividido em “Atos”, que
representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário
e/ou de personagens.
Disponível
em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em:
12/08/2020. (Adaptado)
Agora,
leia um exemplo de texto dramático.
O JUDAS EM
SÁBADO DE ALELUIA - CENA IV
FAUSTINO – Maricota...
MARICOTA – Fui bem desgraçada em dar meu coração a um ingrato!
FAUSTINO, enternecido – Maricota!
MARICOTA – Se eu pudesse arrancar do peito esta paixão...
FAUSTINO – Maricota, eis-me a teus pés! (Ajoelha-se, e enquanto
fala, Maricota ri-se, sem que ele veja.) Necessito de toda a tua bondade para
ser perdoado!
MARICOTA – Deixe-me.
FAUSTINO – Queres que morra a teus pés? (Batem palmas na
escada.)
MARICOTA, assustada – Quem será? (Faustino conserva-se de
joelhos.)
CAPITÃO, na escada, dentro – Dá licença?
MARICOTA, assustada – É o capitão Ambrósio! (Para Faustino:)
Vá-se embora, vá-se embora! (Vai para dentro, correndo.)
FAUSTINO levanta-se e vai atrás dela – Então, o que é isso?...
Deixou-me!... Foi-se!... E esta!... Que farei?... (Anda ao redor da sala como
procurando aonde esconder-se.) Não sei onde esconder-me... (Vai espiar à porta,
e daí corre para a janela.) Voltou, e está conversando à porta com um sujeito;
mas decerto não deixa de entrar. Em boas estou metido, e daqui não... (Corre
para o judas, despe-lhe a casaca e o colete, tira-lhe as botas e o chapéu e
arranca-lhe os bigodes.) O que me pilhar tem talento, porque mais tenho eu.
(Veste o colete e casaca sobre a sua própria roupa, calça as botas, põe o chapéu
armado e arranja os bigodes. Feito isso, esconde o corpo do judas em uma das
gavetas da cômoda, onde também esconde o próprio chapéu, e toma o lugar do
judas.) Agora pode vir... (Batem.) Ei-lo! (Batem.) Aí vem!
Fonte: Martins
Pena. Comédias. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. (fragmento)
01 – Aponte duas características que indicam que esse trecho
pode ser classificado como um texto teatral ou dramático.
R: As
características que indicam que esse trecho pode ser classificado como um texto
teatral ou dramático são: o enredo é apresentado por meio das falas das
personagens e as ações são apresentadas por meio das rubricas, que são as partes
do texto apresentadas entre parênteses.
02 – Qual os personagens presentes na cena IV?
R: As
personagens presentes na cena IV sã Faustino e Maricota.
03 – Transcreva duas passagens do texto que evidenciam a ação
dos personagens na cena.
R: As
ações das personagens estão entre parênteses.
MARICOTA,
assustada – É o capitão Ambrósio! (Para Faustino:) Vá-se embora, vá-se embora!
(Vai para dentro, correndo.)
FAUSTINO
levanta-se e vai atrás dela – Então, o que é isso?... Deixou-me!... Foi-se!...
E esta!... Que farei?... (Anda ao redor da sala como procurando aonde
esconder-se.)
04 – Que tipo de relacionamento pode haver entre Maricota e
Faustino?
R: Entre
Maricota e Faustino pode haver um relacionamento amoroso.
05 – Martins Pena é considerado um importante autor brasileiro
para o teatro/drama. Acesse o seguinte endereço, leia a sua biografia e conheça
suas obras:
https://www.academia.org.br/academicos/martins-pena/biografia
ATIVIDADE
2 –
Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
Disponível
em: <https://bichinhosdejardim.com/page/3/>.Acesso em: 12/08/2020.
01 – Qual o assunto tratado na tirinha?
R: A
tirinha trata do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19.
02 – Onde está o humor dessa tirinha?
R: O humor
está no último quadrinho em que a personagem revela que gostaria que a pandemia
acabasse para ela continuar em casa.
03 – Você se identifica com a personagem? Como se sente em
relação à pandemia?
R:
Resposta pessoal.
ATIVIDADE
3 –
Leia o texto e responda às questões.
Alexandre
Beck. Armandinho. Disponível em: <https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1620487861329847>.
Acesso em: 12/08/2020.
01 – O que Armandinho quis dizer com “telefone sem fio” e o que
seus amigos entenderam?
R:
Armandinho referiu-se a uma brincadeira infantil em que uma pessoa fala uma
frase no ouvido de outra e esta passa o recado até que e a última tem que falar
a frase em voz alta.
02 – Qual a crítica feita nessa tirinha?
R: A tirinha critica o uso excessivo de celular pelas crianças.
ATIVIDADE
4 –
Leia a tirinha e responda ao que se pede.
Fernando
Gonsales. Niquel Náusea. Disponível em:
<http://www.objetivo.br/conteudo.asp?ref=contF&id=3921>. Acesso em:
12/08/2020.
01 – A tirinha contém
(A)
ironia.
(B) crítica social.
(C) ambiguidade.
02 – Que trecho evidencia o recurso indicado na questão
anterior?
R: O
trecho que evidencia o recurso indicado na questão anterior é: “é o novo
Drummond”.
SEMANA 2
ATIVIDADE
1 –
Leia o texto e faça o que se pede.
O
ÚLTIMO PEDAÇO DE FRANGO
Estava ouvindo a leitura das
crônicas que pedira aos meus alunos cujo tema era a culinária mineira
Então meu aluno Nirton contou
Certo dia só havia sobrado um pedaço
de frango com quiabo que minha mãe havia feito no almoço Meu irmão e eu
estávamos brincando na rua quando escureceu e o estômago roncou Para provocá- -lo
eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco soltando papagaio
Ô Nelson só tem um pedaço de frango
pro jantar E comecei a correr Nelson então começou a recolher sua pipa e eu
zunei pro morro acima sabendo o quão rápido era meu irmão Cheguei afobado na panela
e coloquei desajeitadamente no meu prato o último pedaço de frango A baba
estava tanta que a asinha voou e foi aterrissar longe no chão
Nisso, ele fez uma pausa a meu
pedido então perguntei à turma
Como será que acabou a história
Célio deu o desfecho mais inesperado
que provocou gargalhadas diante de tanta maldade
Ele jogou de volta na panela e
deixou para o irmão comer
Mas o final foi bem diferente Conta
o Nirton
Meu irmão chegou muito rápido mas quem
foi mais rápida foi a Faísca minha cachorra
Ela pegou no chão o último pedaço do
frango e embarafustou pelo mato adentro Nem para mim nem pra ele concluiu meu
aluno pesaroso
Fonte:
PEREIRA, Ilma. Risos e sustos: crônicas divertidas de sala de aula. Belo
Horizonte: Editora Machado, 2019.
01 – Veja que o texto lido não possui pontuação. Pontue-o
adequadamente.
Resposta:
O ÚLTIMO PEDAÇO DE FRANGO
Estava
ouvindo a leitura das crônicas que pedira aos meus alunos, cujo tema era a
culinária mineira.
Então,
meu aluno Nirton contou:
–
Certo dia, só havia sobrado um pedaço de frango com quiabo que minha mãe havia
feito no almoço. Meu irmão e eu estávamos brincando na rua, quando escureceu e
o estômago roncou. Para provocá-lo, eu gritei quando ele estava lá no alto do
barranco soltando papagaio:
–
Ô Nelson, só tem um pedaço de frango pro jantar! – E comecei a correr. Nelson,
então, começou a recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima, sabendo o quão
rápido era meu irmão. Cheguei afobado na panela e coloquei desajeitadamente no
meu prato o último pedaço de frango. A baba estava tanta que a asinha voou e
foi aterrissar longe no chão.
Nisso,
ele fez uma pausa a meu pedido então perguntei à turma:
–
Como será que acabou a história?
Célio
deu o desfecho mais inesperado que provocou gargalhadas diante de tanta
maldade:
Ele
jogou de volta na panela e deixou para o irmão comer.
Mas
o final foi bem diferente. Conta o Nirton:
–
Meu irmão chegou muito rápido, mas quem foi mais rápida foi a Faísca, minha
cachorra.
–
Ela pegou no chão o último pedaço do frango e embarafustou pelo mato adentro.
Nem para mim, nem pra ele – concluiu meu aluno pesaroso.
02 – Indique nas linhas abaixo a pontuação utilizada por você no
texto e indique motivo de seu uso.
R: Os
pontos finais foram utilizados para marcar o final de cada enunciado, cujo
conteúdo era uma afirmação.
Os
travessões foram utilizados para marcar introduzir e finalizar as falas das
personagens.
As
vírgulas foram utilizadas para:
Separar
adjunto adverbial deslocado: “Então,”; “Certo dia,”; “, então,”
Separar
vocativo: “Ô Nelson,”
Separar
aposto: “Faísca, minha cachorra”
Separar
orações: “Meu irmão e eu estávamos brincando na rua, quando escureceu e o
estômago roncou. Para provocá-lo, eu gritei quando ele estava lá no alto do barranco
soltando papagaio”.
“começou a
recolher sua pipa e eu zunei pro morro acima, sabendo o quão rápido era meu
irmão”.
Separar
expressões iguais: nem..., nem (“Nem para mim, nem pra ele”)
Os dois-pontos foram utilizados para
introduzir as falas das personagens.
A interrogação foi utilizada para
marcar um enunciado que tinha uma pergunta: “Como será que acabou a história?”.
A exclamação foi utilizada para
marcar um enunciado que tinha uma certa expressão de provocação, ironia: “Ô
Nelson, só tem um pedaço de frango pro jantar!”.
ATIVIDADE
2 –
Leia o texto abaixo e responda às questões.
Nesta sexta-feira (17) faz 20 anos
que morreu no Rio de Janeiro o mais carioca dos mineiros, apontado por muitos
críticos e leitores como o poeta moderno mais importante do Brasil.
Naquele agosto de 1987, ele andava
desconcertado com a morte de sua única filha, Maria Julieta, de câncer, doze
dias antes. Amigos contaram na época que ao dar entrada no hospital, Carlos
Drummond de Andrade pediu ao médico que lhe receitasse um infarto fulminante.
O desinteresse pela vida, aos 84
anos, foi no mínimo curioso em se tratando de um homem que a celebrou em sua
vasta obra. Observador atento do Brasil, do mundo e, sobretudo, do
comportamento humano, Drummond publicou mais de 80 títulos originais entre
livros de poesia, contos, ensaios e crônicas. Isso sem contar as antologias e
traduções para o alemão, búlgaro, chinês, dinamarquês, espanhol, francês,
holandês, inglês, italiano, norueguês e sueco.
Nascido em 1902 em Itabira, Minas
Gerais, o poeta não contou com o estímulo dos pais, fazendeiros decadentes,
para seguir sua vocação. Ao contrário, foi praticamente obrigado a cursar uma
faculdade, ter um diploma, e acabou formando-se em Farmácia.
Adolescente, foi expulso do Colégio
Anchieta, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por “insubordinação mental”.
De volta a Minas, onde deu prosseguimento aos estudos, não resistiu à tentação e
fundou “A Revista”, primeira manifestação inequivocamente modernista de que
participou.
Em 1934, transferiu-se
definitivamente para o Rio de Janeiro, onde viveu a maior parte do tempo num
discreto apartamento na Rua Conselheiro Lafaiete, no Posto 6, em Copacabana,
Zona Sul. Foi chefe de gabinete do lendário ministro da Educação de Vargas, Gustavo
Capanema, e funcionário do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional, onde trabalhou até se aposentar em 1962. Esses empregos garantiram o
pão de cada dia porque o dinheiro da venda de livros sempre foi curto.
Como colaborador dos principais
jornais do Rio, o cronista aprofundou sua relação de amor e admiração com a
cidade. E a cidade respondeu positivamente, a recíproca foi verdadeira. Em
1987, a Mangueira foi campeã do carnaval carioca ao levar para a passarela o
nome e a obra do poeta.
E sua estátua num banco da Praia de
Copacabana é prova definitiva de que continua sendo uma grande personagem da
cidade, agora instalado para sempre num posto avançado de observação do cotidiano
carioca. É ali, em frente à estátua, que a Editora Record, dona dos direitos de
toda a obra do poeta, distribui rosas e postais com frases dele para quem
passar a partir das 17h.
G1, Rio de
Janeiro. Disponível em:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL89586-5606,00-A+ANOS+SEM+DRUMMOND+POETA+E+A+CARA+DO+RIO.html.
Acesso em: 12/08/2020.
01 – Qual o assunto tratado nesta notícia?
R: O texto
trata dos 20 anos da morte do poeta Carlos Drummond de Andrade.
02 – Veja que a notícia está sem título. Que título você daria
ao texto?
R:
Resposta pessoal. Sugestão: “20 anos sem Carlos Drummond de Andrade”.
03 – Na primeira linha do texto, o que quer dizer a expressão “o
mais carioca dos mineiros”?
R: A
expressão “o mais carioca dos mineiros” quer dizer que Drummond nasceu em Minas
Gerais, mas viveu no Rio de Janeiro.
04 – Você conhece algum texto de Carlos Drummond de Andrade?
R:
Resposta pessoa. Se você não conhece, procure na internet por poemas e crônicas
do autor. Vale a pena conhece-lo.
ATIVIDADE
3 –
Veja as charges e indique a crítica de cada uma delas.
TEXTO |
CRÍTICA |
Texto 1 |
Desmatamento. |
Texto 2 |
Falta de convivência familiar. |
Texto 3 |
Consumismo. |
Texto 4 |
Falta de coleta de lixo. |
SEMANA 3
ATIVIDADE
1 –
Veja a explicação de palavras primitivas e derivadas.
As palavras primitivas são aquelas
que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. Exemplo:
A palavra festa não vem de
nenhuma outra palavra.
Já as palavras derivadas,
entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua. Exemplo:
A palavra pedreiro vem de pedra.
01 – Leia as tirinhas e circule as palavras derivadas de cada
uma delas.
TEXTO 1
Disponível
em:
<http://portugueixa.blogspot.com/2010/04/no-3-quadrinho-aparece-o-substantivo.html>.
Acesso em: 13/08/2020.
R: Palavra
derivada do texto 1: Fogueira.
TEXTO 2
R: Palavra
derivada do texto 2: Calorosa.
TEXTO 3
Disponível em: <https://tirasarmandinho.tumblr.com/>. Acesso em: 13/08/2020.
R: Palavra
derivada do texto 3: Perigosa.
02 – Agora, registre na tabela as palavras derivadas encontradas
em cada texto e a palavra na qual cada uma se origina, isto é, a palavra
primitiva.
TEXTO |
PALAVRA
DERIVADA |
PALAVRA
PRIMITIVA |
Texto 1 |
Fogueira |
Fogo |
Texto 2 |
Calorosa |
Calor |
Texto 3 |
Perigosa |
Perigo |
03 – O processo de derivação é importante para as línguas. Você
imagina por quê?
R: O
processo de derivação é importante, pois gera novas palavras e aumenta o
vocabulário.
ATIVIDADE
2 –
Leia o texto e responda às questões.
Um dia, uma menina estava sentada
observando sua mãe lavar os pratos lá na cozinha. De repente, percebeu que sua
mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura.
Olhou para sua mãe e lhe perguntou:
— Por que você tem tantos cabelos
brancos, mamãe?
A mãe respondeu:
— Bom, cada vez que você faz algo de
ruím e me faz chorar ou me faz triste, um de meus cabelos fica branco. Assim
vou ficando mais velha.
A menina digeriu esta revelação por
alguns instantes e logo disse:
— Mãe, por que todos os cabelos de
minha avó estão brancos?
Disponível
em: <http://piadaska.blogspot.com/2015/03/piadas-para-criancas.html>
Acesso em: 13/08/2020. (adaptado)
01 – Leia os trechos e indique as circunstâncias de cada um,
eles podem indicar tempo, lugar, modo, intensidade, dúvida, afirmação ou
negação.
a) “...uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os
pratos lá na cozinha.”
R: lugar.
b) “De repente,
percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos...”
R: modo.
c) “Assim vou ficando mais
velha.”
R: intensidade.
d) “A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse...”
R: modo.
ATIVIDADE
3 –
Leia o texto abaixo e faça o que se pede.
LENDA
DA MAMDIOCA
Em épocas remotas, a filha de um
poderosso cacique foi expulça de sua tribo e foi viver em uma velha hoca
distante por ter emgravidado misteriosamente. Parrentes iam levar-lhi comida
para seu sustento, assim a índia viveu até dar à luz a uma limda menina, muito
bramca a qual xamou de Mani.
A notícia do nacimento se espalhou
por todas as aldeias e fez o grande xefe cacique esqueçer as dores e rancores e
crusar os rios para ver sua filha. O novo avô si rendeu aos encantos da linda criança
a qual se tornou muito amada por todos. No entanto, ao completar três anos,
Mani moreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido. A mãe ficou
desolada e enterrou a filha dentro da hoca onde vivia e sobre ela deramou seu
pranto por oras. Mesmo com os olhos cansados e xeios de lágrima ela viu
brotar de lá uma planta que creceu rápida e fresca. Todos vieram ver a planta
miraculosa que mostrava raízes de cor marrom por fora e bramca por demtro.
Os índios provaram daquela rais e
deram-lhi o nome de Manioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e hoca por
ter nascido dentro de uma hoca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca.
Disponível
em:
<https://angicoesuaslendas.blogspot.com.br/2016/04/lenda-da-mandioca_15.html>.
Acesso em: 13/08/2020. (adaptado)
01 – O que há de inadequado no texto em relação à sua forma
escrita?
R: A
grafia de algumas palavras está errada.
02 – Marque os trechos que estão inadequados no texto.
LENDA
DA MAMDIOCA
Em épocas remotas, a filha de um poderosso
cacique foi expulça de sua tribo e foi viver em uma velha hoca
distante por ter emgravidado misteriosamente. Parrentes iam levar-lhi
comida para seu sustento, assim a índia viveu até dar à luz a uma limda
menina, muito bramca a qual xamou de Mani.
A notícia do nacimento se
espalhou por todas as aldeias e fez o grande xefe cacique esqueçer
as dores e rancores e crusar os rios para ver sua filha. O novo avô si
rendeu aos encantos da linda criança a qual se tornou muito amada por todos. No
entanto, ao completar três anos, Mani moreu de forma também misteriosa,
sem nunca ter adoecido. A mãe ficou desolada e enterrou a filha dentro da hoca
onde vivia e sobre ela deramou seu pranto por oras. Mesmo com os olhos
cansados e xeios de lágrima ela viu brotar de lá uma planta que creceu
rápida e fresca. Todos vieram ver a planta miraculosa que mostrava raízes de
cor marrom por fora e bramca por demtro.
Os índios provaram daquela rais e deram-lhi o nome
de Manioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e hoca por ter
nascido dentro de uma hoca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca.
03 – Agora, reescreva o texto, corrigindo os trechos
inadequados.
LENDA
DA MANDIOCA
Em épocas remotas, a filha de um poderoso
cacique foi expulsa de sua tribo e foi viver em uma velha oca
distante por ter engravidado misteriosamente. Parentes iam levar-lhe
comida para seu sustento, assim a índia viveu até dar à luz a uma linda
menina, muito branca a qual chamou de Mani.
A notícia do nascimento se
espalhou por todas as aldeias e fez o grande chefe cacique esquecer
as dores e rancores e cruzar os rios para ver sua filha. O novo avô si
rendeu aos encantos da linda criança a qual se tornou muito amada por todos. No
entanto, ao completar três anos, Mani morreu de forma também misteriosa,
sem nunca ter adoecido. A mãe ficou desolada e enterrou a filha dentro da oca
onde vivia e sobre ela derramou seu pranto por horas. Mesmo com
os olhos cansados e cheios de lágrima ela viu brotar de lá uma planta
que cresceu rápida e fresca. Todos vieram ver a planta miraculosa que
mostrava raízes de cor marrom por fora e branca por dentro.
Os índios provaram daquela raiz e deram-lhe o nome
de Mandioca, Mani em homenagem a pequena indiazinha e oca por ter
nascido dentro de uma oca. Hoje conhecemos esta planta pelo nome de mandioca.
SEMANA 4
ATIVIDADE
1 –
Leia as informações abaixo sobre o gênero notícia e faça o que for solicitado.
A notícia é um formato de divulgação
de um acontecimento por meios jornalísticos. Esses textos geralmente são curtos
e buscam objetividade no relato, ao mesmo tempo que querem conquistar o leitor.
Um outro fator importante em um texto noticioso é o lide, também chamado no
Brasil de “cabeça”, é a abertura do texto da notícia ou da reportagem. A
palavra é proveniente do inglês lead,
que significa “guiar”, “conduzir”. Concentrado nos primeiros parágrafos do
texto, o lide apresenta sucintamente o assunto ou destaca o fato essencial, o
clímax da história: está concentrado geralmente nos dois primeiros parágrafos e
responde a perguntas básicas (quem, o que, quando, onde, como, por quê),
resumindo e situando o leitor quanto aos principais aspectos da notícia.
Mediante esse contexto, a notícia trata sempre de algo acontecido na realidade,
é importante relatar não só o fato, mas oferecer o máximo de dados possíveis
para que ele pareça verdadeiro e a notícia, confiável.
Disponível
em:
<http://ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/069.pdf>.
Acesso em: 25/08/2020
01 – Agora, que você conhece como a notícia se estrutura,
escolha um dos temas abaixo para escrever uma notícia a respeito.
( ) Vacina contra o coronavírus.
( ) O retorno do futebol na pandemia.
( ) Shows em formato de drive-in.
Resposta
pessoal.
02 – Leia os textos a seguir sobre os temas acima para que sirva
de inspiração para sua notícia.
TEXTO 1
Rússia
diz que médicos serão vacinados contra Covid-19 em 2 semanas e rejeita
preocupações com segurança
País
se tornou, na terça-feira (11), o primeiro do mundo a registrar uma vacina
contra a Covid-19; comunidade internacional ainda tem receios quanto à
imunização, entretanto, porque não foram publicados estudos científicos
atestando a eficácia e a segurança dela.
A Rússia anunciou, nesta
quarta-feira (12), que o primeiro lote de sua vacina contra a Covid-19 estará pronto
para ser aplicado em alguns médicos em duas semanas. O país também rejeitou as
preocupações “sem fundamento” em relação à segurança do imunizante levantadas
por alguns especialistas, devido à rápida aprovação da vacina por Moscou.
O presidente russo, Vladimir Putin,
disse na terça-feira (11) que a Rússia havia se tornado o primeiro país a dar
aprovação regulatória para uma vacina contra a Covid-19, depois de menos de
dois meses de testes em humanos.
A vacina ainda não concluiu os
testes em estágio avançado. Alguns cientistas temem que Moscou esteja colocando
o prestígio nacional à frente da segurança.
Disponível
em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/12/russia-diz-que-medicos-serao-vacinados-contracovid-19-em-2-semanas-e-rejeita-preocupacoes-com-seguranca.ghtml>.
Acesso em: 13/08/2020.
TEXTO 2
Brasileirão
tem dezenas de casos de covid-19, e retorno do futebol é criticado
Jogos
são adiados na primeira rodada e CBF é obrigada a mudar o protocolo
O São Paulo viajou até Goiânia e
entrou em campo, no último domingo (9), mas não houve jogo. Horas antes da
partida, dos 26 exames realizados em jogadores do Goiás, 10 testaram positivo
para o novo coronavírus, sendo oito titulares.
Avisado momentos antes da partida, o
clube do Centro-Oeste tentou o adiamento e não obteve posicionamento da
Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A suspensão foi determinada pelo
Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), faltando poucos minutos para o
início do jogo.
O jornalista Ubiratan Leal, da ESPN
e Central3, criticou a falta de ações para barrar o confronto. “Só de existir
uma discussão sobre a realização do jogo já foi uma vergonha. Deixar isso para
10 minutos antes do pontapé inicial é surreal. Era para ser adiamento automático,
e o protocolo deveria prever isso. Sem conversa.”
O também jornalista Walter Falceta
publicou um texto no qual chama a atenção para a possibilidade de aumento de
contágios caso a partida ocorresse. “Como cerca de 250 pessoas são mobilizadas direta
ou indiretamente para um jogo desses, todos poderia ter sido infectados caso o
jogo tivesse ocorrido. Se pensarmos nas famílias desses profissionais, mil
pessoas teriam corrido o risco de contrair a doença”, alertou.
Disponível
em:
<https://www.redebrasilatual.com.br/esportes/2020/08/brasileirao-covid-volta-futebol/>.
Acesso em: 13/08/2020.
TEXTO 3
Show
drive-in de Nando Reis em Santa Luzia, na Grande BH, é cancelado
Apresentação
do músico seria no dia 22 de agosto.
O artista Nando Reis teve seu show
drive-in cancelado no Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de
Belo Horizonte.
A apresentação seria no dia 22 de
agosto e fazia parte do DRIVE Festival, que também teria shows de Dubdogz, na
sexta-feira (14), e Patati Patatá, no sábado (15), todos cancelados.
A produção do evento disse, sem
entrar em detalhes, que o cancelamento ocorreu “por razões alheias à vontade da
produção”. E informou que todos os ingressos já adquiridos serão reembolsados.
Os ingressos custaram R$ 120 por carro.
Para ter o valor estornado é
necessário encaminhar um e-mail para reembolsodrivefestival@gmail. com com o
nome do titular do cartão usado na compra, nome do evento e o número do pedido.
A produção do evento se colocou à
disposição para mais esclarecimentos pelas mensagens diretas em seu canal no
Instagram.
Disponível
em:
<https://www.redebrasilatual.com.br/esportes/2020/08/brasileirao-covid-volta-futebol/>.
Acesso em: 13/08/2020.
ATIVIDADE 2 –
Agora é a hora de criar a notícia sobre o tema que você escolheu. Não esqueça
de toda a estrutura desse gênero textual. Perceba que, além do título, usa-se,
geralmente, também um título auxiliar que complementa o título principal. O
lide deve estar no início do texto e o corpo da notícia é, geralmente, curto.
Reflita também sobre o seu público-alvo (para quem deseja redigir a notícia).
Use a criatividade e, se possível, pesquise mais a respeito do tema.
Resposta pessoal.
Comentários
Postar um comentário